Cidade de Bom Jesus da Lapa


Bom Jesus da Lapa é um município brasileiro no interior do estado da Bahia, Região Nordeste do país. Localiza-se a uma distância de 796 km a oeste da capital estadual, Salvador, e 675 km a leste da capital federal, Brasília. Ocupa uma área de aproximadamente 4 115,524 km² e sua população estimada pelo IBGE em 2024 é de 68 704 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 32º mais populoso do estado e primeiro de sua microrregião.

Bom Jesus da Lapa é conhecida como a "capital baiana da fé". A cidade é famosa por ser um destino de peregrinação católica, recebendo anualmente cerca de 2 milhões de romeiros e fiéis.


A cidade se desenvolveu a partir da fazenda "Morro", onde os bandeirantes instalaram-se e construíram fazendas de gado. A região foi visitada pela primeira vez no século XVI, mas o povoamento só ganhou impulso em 1691, com a chegada do português Francisco Mendonça Mar. 
O Santuário do Bom Jesus da Lapa é um local de peregrinação católica com um calcário de 90 metros de altura. A romaria que acontece no local é a terceira maior do país.

A região à esquerda e direita do Rio São Francisco, no oeste baiano, do qual Bom Jesus da Lapa se localiza, era ocupada por várias populações indígenas, dentre elas os tamoios, cataguás, xacriabás, aricobés, tabajaras, amoipira, tupiná, ocren, sacragrinha e tupinambás.

Geografia

Por do sol em Bom Jesus da Lapa, 2007

O município de Bom Jesus da Lapa está distante 796 km de Salvador, capital estadual,[2] e 672 km de Brasília, capital federal.[23] Ocupa uma área de 4 115,524 km²,[5] e se limita com os municípios de Paratinga a norte, Riacho de Santana e Malhada a sul, Macaúbas a leste e Serra do Ramalho e Sítio do Mato a oeste.[24] De acordo com a divisão regional vigente desde 2017, instituída pelo IBGE,[25] o município pertence às Regiões Geográficas Intermediária de Guanambi e Imediata de Bom Jesus da Lapa.[26] Até então, com a vigência das divisões em microrregiões e mesorregiões, fazia parte da microrregião de Bom Jesus da Lapa, que por sua vez estava incluída na mesorregião do Vale São-Franciscano da Bahia.

Rio São Francisco durante período de seca em Bom Jesus da Lapa, 2010

A população de Bom Jesus da Lapa no censo demográfico de 2010 era de 63 508 habitantes, sendo o trigésimo município mais populoso da Bahia, apresentando uma densidade populacional de 15,11 hab./km².

Subdivisões

Bom Jesus da Lapa era parte do território de Paratinga. Quando emancipado, em 1890, o município era composto apenas pelo distrito-sede. O segundo distrito de Bom Jesus da Lapa surgiu em 1933, de nome Sítio do Mato. O terceiro distrito da cidade, Gameleira da Lapa, surgiu em 1955. Esta divisão permaneceu até em 1989, quando os distritos foram desmembrados para criar a cidade de Sítio do Mato, restando então apenas a sede municipal. Em 2003, Bom Jesus da Lapa ganhou mais um distrito, com a fundação de Favelândia.[15] A divisão do IBGE de 2010 também leva em consideração o distrito de Formoso, onde está situado o Projeto Formoso.

Fiéis no interior de uma das grutas em Bom Jesus da Lapa, em 2011

Em 2015, Bom Jesus da Lapa era formada por trinta bairros, os quais eram: Centro, Amaralina, Barrinha, Beira Rio, Cavalhadas, João Paulo II, Jurema, Guarani, Lagoa Grande, Loteamento Mirante da Lapa, Loteamento Nova Lapa, Loteamento São Conrado, Magalhães Neto, Maravilhas I e II, Maribondo, Nova Brasília, Nova Jerusalém (Campinhos), Parque Verde, Residenciais Primaveras I e II, Residencial B. J. da Lapa, Salinas, São Gotardo, São João, São Miguel, Senhora da Soledade, Shangri-lá, Vila Nova e Residencial Vale Verde.

Economia

Fiéis no Santuário do Bom Jesus da Lapa, em 2010

Como uma cidade que teve sua história diretamente relacionada ao catolicismo, uma das principais fontes de renda do município é o turismo religioso. Estima-se que, a cada ano, Bom Jesus da Lapa receba dois milhões de pessoas, cujo interesse principal é de participar da romaria e visitar o Santuário do Bom Jesus da Lapa.[65]


Cultura e Turismo

Praça em Bom Jesus da Lapa, 2009

Bom Jesus da Lapa conta com vários pontos de apelo turístico. O principal deles é o Santuário do Bom Jesus da Lapa que atrai, por ano, cerca de 2 milhões de pessoas[65] e torna a romaria que ocorre na cidade a terceira maior do Brasil.

A romaria do Bom Jesus e a romaria de Nossa Senhora da Soledade são as principais romarias de Bom Jesus da Lapa. Além da gruta principal, o Morro de Bom Jesus da Lapa conta com outras quinze grutas que podem ser visitadas.[30] Além disso, também ocorrem práticas de rapel no morro.

Outros pontos são a prainha de Bom Jesus da Lapa, às margens do São Francisco; o Mercado Municipal de Bom Jesus da Lapa, com produtos alimentícios; Barrinha, com comidas típicas; o Teatro Municipal Professora Ivonildes de Melo; a Casa de Cultura Professor Antonio Barbosa que abriga a Biblioteca Municipal Eleonor Magalhães Cezar; o Museu do Santuário; o Abrigo dos Pobres, a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, a Praça da Fé, a Praça do Largo da Esplanada e a Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova.

O município conta com mais de onze mil leitos distribuídos em pousadas, dormitórios, hotéis e estabelecimentos do gênero.[20]

População total (2024): 68 704 hab.
Densidade: 16,7 hab./km²
Clima: semiárido (BSh)
Fundação: 31 de agosto de 1923 (101 anos)
Fonte: wikipedia

Postagens Relacionadas