Cidade de Santo Amaro

 Cidade de Santo Amaro


Santo Amaro (também conhecida pela denominação não oficial Santo Amaro da Purificação)[9] é um município do Recôncavo Baiano. Possui 492 quilômetros quadrados de área e uma população estimada pelo IBGE de 58 413 habitantes em 2024, resultando em uma densidade demográfica aproximação de 118,5 habitantes por quilômetro quadrado.

História

Por volta do ano 1000, os índios tapuias que habitavam a região foram expulsos para o interior do continente devido à chegada de povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus à região, a mesma era habitada pela tribo tupi dos tupinambás.

A cidade foi fundada em 1557 e cresceu sobre terraços ao lado do rio Subaé. Em 1559, a sesmaria que englobava o atual território de Santo Amaro foi doada a Fernão Rodrigues Castelo Branco. No ano seguinte, o mesmo a doou a Francisco de Sá, filho do governador-geral Mem de Sá. Francisco construiu o Engenho Real de Sergipe. Francisco morreu antes do pai, que passa para sua filha Felipa de Sá.

Felipa de Sá vendeu aos monges beneditinos. Em 1667, monges beneditinos construíram a Capela de Santo Amaro. Felipa de Sá doou ainda ao colégio de Santo Antão de Lisboa o Engenho do Conde e nele os Jesuítas construíram a Igreja de Nossa Senhora da Purificação em 1608. Em 1678 este templo ruiu, em 18 de Outubro de 1700 foi realizada uma missa no local que em 1706, foi iniciada a construção da atual Basílica Menor de Nossa Senhora da Purificação. Foi elevada a vila o município em 5 de janeiro de 1727. Tornou-se cidade em 13 de março de 1837, denominada de "Leal e Benemérita". 

Em 1847, foi estabelecida ligação marítima regular com a capital da província, Salvador, por navio a vapor. Em 1855, uma epidemia de cólera dizimou metade da população.

Chafariz da Praça da Purificação


 
Siga a coluna no Facebook e no Instagram para não perder nada.

PREVISÃO DO TEMPO

Subdivisões

A organização político-administrativa compreende, além da sede, e dos distritos de Acupe e Oliveira dos Campinhos, 15 povoados na zona rural, a saber: Pedras, Sitio Camaçari, km 25, São Brás, Itapema, Nova Conquista, Barro Vermelho, Canoa, Fazenda Sergi, Fazenda Piedade, Retiro, Lama Branca, Jambeiro, Cepel e Tanque de Senzala.

Cultura e Turismo

Parte da cultura sobre o esporte, tem-se que os dois principais clubes de futebol profissional da cidade foram Ideal Esporte Clube e Botafogo Esporte Clube. Em Santo Amaro existe também a liga santamarense de futebol, cuja seleção é cinco vezes campeã do Campeonato Baiano Intermunicipal de Futebol.

Cachoeira-do-Urubu-santo amaro

A Cachoeiras do Urubu e Vai e Vem estão localizadas no povoado de Oliveira dos Campinhos, pertencente a Santo Amaro

Patrimônios históricos:
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação

  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, início da construção em 1706;
Capela do cemitério
  • 0Casa de Câmara e Cadeia Pública: início da construção em 1727;
Solar do Biju
  • Solar do Biju: início da construção em 1804;
  • Santa Casa de Misericórdia (Hospital Nossa Senhora da Natividade): início da construção em 1778;
  • Convento de Nossa Senhora dos Humildes: início da construção em 1793;
  • Igreja de Nossa Senhora do Amparo: início da construção em 1818;
Igreja de Nossa Senhora da Oliveira
  • Igreja de Nossa Senhora da Oliveira: início da construção em 1768;
  • Igreja do Senhor Santo Amaro: início da construção em 1667;
  • Solar Araújo Pinho: início da construção em Inicio do século XIX;
Solar Paraíso
  • 2Solar Paraíso: início da construção em Final do século XIX;
Hospital Nossa Senhora da Natividade Santa Casa
  • Hospital Nossa Senhora da Natividade Santa Casa de Misericórdia de Oliveira (Hospital Nossa Senhora da Vitória): início da construção em 1856;
  • Chalé na Praça 14 de Junho (Clube Social Irapuru): início da construção em Final do século XIX; fim da construção em Final do século XIX; não há tombamento. Antigo ginásio santo-amarense, foi sede do clube social Irapuru.

Casa de Dona Canô - Santo Amaro

Museu, teatro e espaços culturais

  • Museu dos Humildes: Instalado no Convento de Nossa Senhora dos Humildes, o Museu dos Humildes, conta uma história de 200 anos de devoção. Fundado em 1808

Museu dos Humildes
  • Teatro Dona Canô: Construído pelo Governo do Estado da Bahia com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia em homenagem a matriarca da família Veloso. Foi implantado em uma área histórica da cidade no antigo Cais de Araújo Pinho, inaugurado em 2001
  • Teatro Dona Canô Casa do Samba: A Casa é um Centro de Referência, apoio, estudo e difusão do Samba de Roda da Bahia, além de ser a sede da ASSEBA, local em que são realizadas as assembleias entre os grupos de samba e os representantes da Associação.

Casa do Samba 

 Turismo

No século XX, foram implantadas novas culturas (dendê, cacau e bambu) e instaladas indústrias metalúrgicas, açucareiras, papeleiras e de óleos vegetais, entretanto essas atividades não se consolidaram. Atualmente, uma das principais fontes de renda do município é o turismo. Com sua beleza natural e patrimônio histórico, Santo Amaro é um destino que une tradição e cultura.


Modelos de Sites Para Prefeituras - Jornalísticos - TV e Radio Web - Lojas Virtuais


A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil
Video Retirado da Página: Bahia WS - Musica: Santo Amaro - Maria Bethanea

Fundação: 1557 (468 anos)
População total (2024): 58 413 hab.
Densidade: 118,5 hab./km²
Clima: Tropical
Mesorregião: Santo Antônio de Jesus
Microrregião: Santo Amaro
Território de Identidade: Recôncavo
Site Oficial: www.santoamaro.ba.gov.br (Prefeitura)
CEP: 44200-000
Fonte: wikipedia - IA - Bahia WS

Postagens Relacionadas