Cidade de Maracás
Maracás é um município brasileiro situado no estado da Bahia, na Mesorregião do Centro-Sul Baiano, no vale do Jequiriça.
O nome Maracás está associado ao instrumento musical maracá (cilindro oco de madeira leve e fino cheio de pedras miúdas e tampado nas extremidades) que era usado pelos seus primeiros habitantes, os índios Cariris.
Em 1659, ocorreu a primeira penetração do território do município de Maracás, quando os bandeirantes portugueses ingressaram na região do Paraguaçu, rumo a Serra Geral, em busca de terras férteis.
Emancipada em 1855 e elevada à categoria de cidade em 1910, sofreu diversos desmembramentos do município até chegar à configuração atual. Pela lei provincial nº 169 de 19/04/1855, a capela foi elevada à categoria de freguesia.
O município conta com a população de aproximadamente 24.615 habitantes. Destes, cerca de 38% vive no Meio rural localizada na região econômica do sudoeste da Bahia.
Clima
De acordo com o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA/2009) o clima é classificado como semi-árido.
Cultura
Tem tradição nos festejos juninos, já tendo sido apelidada de Suíça Baiana por ser uma cidade de clima muito frio com relação às cidades do entorno.
Economia:
A sua base econômica é predominantemente, a pecuária bovina extensiva de corte, com um giro de aproximadamente quinhentas cabeças/mês. Além disso, o município conta com uma grande jazida de vanádio, que começou a ser extraída em 2014, na qual contribuirá para a economia local.
Turismo
A 365 quilômetros de Salvador, hoje o destaque vai para Maracás, localizada no Sudoeste da Bahia. Para saudar a primavera, a cidade foi a escolhida por ser conhecida como a cidade das flores ou ainda "A Suiça Baiana" em função das baixas temperaturas. Entre as espécies de flores valem o destaque nas Palmas de Santa Rita, Orquídeas, Gerberas, além de Rosas delicadíssimas e encantadoras.
o município tem atrativos de sobra para ser mais explorado o “turismo de inverno”. “Maracás é muito rica; tem a Avenida Brasília, com mais de 100 coqueiros imperiais, uma rodovia que leva à capital federal, está crescendo e se tornando a ‘menina dos olhos’ da região.
Quem quiser conhecer a bela cidade, onde fica a nascente do rio Jiquiriçá e tem uma das maiores minas de Vanádio do mundo, pode ver, inclusive, o mais amplo cultivo de flores da Bahia.
No mais, é providenciar agasalhos bem confortáveis, tomar quentão e caipivinho (drinks típicos), além de sentir o calor humano tão comum naquele recanto que se aproxima da Chapada Diamantina.
População total (2024) [3] 29 197 hab.
Densidade 12 hab./km²
Clima Tropical de Altitude ou Clima Oceânico (Cwb)
Fundação 1855 (169 anos)
0 Comentários