Cidade de Araci
Araci é um município brasileiro no interior do estado da Bahia. Pertencente a Mesorregião do Nordeste Baiano e da Microrregião de Serrinha e compõe, juntamente com outros municípios, o território denominado de Território do Sisal.
Com uma população de 50.336 habitantes segundo estimativa de 2024 do IBGE, é o quadragésimo sexto município mais populoso do Estado da Bahia.
O nome Araci foi retirado do livro "Ubirajara", do escritor José de Alencar, e significa, em tupi, "mãe do dia" ou "aurora". O significado do topônimo inspirou o compositor Ramos Feirense na composição do hino oficial da cidade, nos trechos em que traz os dizeres:
- A região hoje denominada Território do Sisal, na qual Araci está inserida, originalmente era denominada Sertão dos Tocós ou do Pindá e era habitada por indígenas cariris, tapuias, tocós e beritingas.
- O povoamento da área de Araci se iniciou no século XVII, por meio da pecuária, atrelada aos latifúndios da Casa da Ponte e da Casa da Torre. A região se tornou um ponto de parada para boiadas que se dirigiam para Jacobina e o Piauí.
Economia
O Produto Interno Bruto (PIB) de Araci é o décimo primeiro maior da Região Metropolitana de Serrinha (ou micro região de Serrinha) de um total de dezoito cidades, o 281º maior do estado de Bahia, de um total de 417 cidades e o 5001º de todo o país, de um total de 5.570 municípios. De acordo com dados do IBGE, relativos a 2014, o PIB per capita do município era de R$ 6.070,41.
Turismo
o primeira parte do complexo turístico do Poço Grande, um grande balneário de água salobra, com quiosques que servem peixes do próprio poço grande, o complexo turístico trouxe para os pescadores um nova perspectiva de vida e financeiro, trouxe alegria para os habitantes do município, como também turistas de várias partes da Bahia e do Brasil para conhecer o paraíso das águas.
![]() |
Barragem do Poço Grande - trincheira ao fundo |
Também estão entre seus pontos turísticos: o mirante do Bomfim, a praça central: praça Nossa Senhora da Conceição, a Cachoeira do Inferno (situada a 6 km do distrito de Barreira), a Praça de Esportes (em reforma), o Pesqueiro Farias, o Estádio José Brígido da Silva, o Barragem do Maracujá, o rio Poço Grande, a Ilha do Amor (situado em Pedra Alta) e o rio Itapicuru.
![]() |
Rio Itapicuru no interior araciense |
Geografia
O município é subdividido em seis distritos (incluindo o distrito-sede) e povoados
![]() |
Distrito visto a partir da trincheira da barragem |
Em Araci encontra-se diversos corpos d'água, dentre os quais (em se tratando, especialmente, de rios, riachos e córrego) a maioria formam a linha de divisão territorial entre o município de Araci e municípios limítrofes, sendo estes:

- Açude de Várzea da Pedra
- Barragem do Maracujá
- Barragem do Poço Grande
- Barragem da Serra Branca
- Córrego Jequitaia
- Cachoeira do Inferno
- Represa do Mamédio
- Riacho do Areal
- Riacho Bom Sucesso
- Riacho Cágado
- Riacho Cipó
- Riacho do Saco
- Riacho da Caatinguinha
- Riacho da Serra Branca
- Riacho Tamburil
- Riacho Várzea da Pedra
- Rio Barreiro
- Rio Cariacá
- Rio da Prata[25][26]
- Rio do Peixe
- Rio Quererá
- Rio Quijingue
- Rio Itapicuru
- Rio Pau-a-pique
- Rio Poço Grande
Subdivisão
A cidade tem em sua extensão territorial (Zona Rural e Urbana) 18 bairros, 5 distritos e 55 povoados, os quais são:[33]
População total (2024): 50 336 hab.
Densidade: 33,6 hab./km²
Clima: Tropical semiárido (BSh)
Fundação: 1812 (211–212 anos)
Emancipação: 7 de abril de 1959 (65 anos)
Fonte: wikipedia
0 Comentários