Cidade de Irecê

Irecê é um município do estado da Bahia, no Brasil, que se localiza na região setentrional da Chapada Diamantina e mesorregião Centro-Norte do estado. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2024, era de 78 425 habitantes.

Na hierarquia urbana do Brasil, desempenha o papel de Centro Sub-Regional A, exercendo influência similar a de municípios como Guanambi, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas em suas respectivas regiões da Bahia, que estão a frente de municípios como Alagoinhas e Bom Jesus da Lapa, mas atrás de municípios como Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Itabuna, por exemplo.

Além disso, é sede do Território de Identidade de Irecê, popularmente conhecido como "Região de Irecê", demarcação formulada pelo Governo da Bahia, que compreende 20 municípios unidos por identidade, coesão social, cultural e territorial.

É conhecida por sua produção agrícola, tendo sido chamada de "capital mundial do feijão" durante décadas, apesar do declínio da produção na década de 2010.


 
Siga a coluna no Facebook e no Instagram para não perder nada.
PREVISÃO DO TEMPO

História

Até o século XVII, o interior da Bahia era habitado pelos índios aimorés, também chamados de botocudos. Nesse século, a região atualmente ocupada pelo município foi doada pelo rei de Portugal sob a forma de sesmaria para Antônio Guedes de Brito. Em 21 de fevereiro de 1807, João de Saldanha da Gama Mello Torres Guedes de Brito, descendente de Antônio, vendeu uma parte da sesmaria, chamada de Barra de São Rafael, para Filipe Alves Ferreira e Antônio Teixeira Alves. Uma parte de Barra de São Rafael era conhecida como Lagoa das Caraíbas ou Brejo das Caraíbas.

Até 1896, a região era conhecida como Carahybas. Nesse ano, por sugestão do tupinólogo Teodoro Sampaio, o nome foi mudado para Irecê, nome indígena que, segundo Teodoro Sampaio, significaria "pela água, à tona d'água, à mercê da corrente". No entanto, segundo o tupinólogo Eduardo Navarro, o nome está incorretoː segundo ele, em tupi antigo, "pela água" seria 'y rupi, e não 'y resé.[13] Em 1906, foi criado o distrito de paz de Caraíbas, subordinado à subdelegacia de polícia de Morro do Chapéu.

O município de Irecê foi criado em 2 de agosto de 1926, pela lei 1 896, assinada no Palácio do Governo por Francisco Marques de Góes Calmon, com a denominação de Vila de Irecê. No entanto, por não ter renda suficiente que o caracterizasse como município, foi anexado a Morro do Chapéu, em 8 de Julho de 1931, pelo decreto nº 7 479, assinado no Palácio do Governo, por Arthur Neiva – Bernardino José de Souza.


Geografia
Formação geológica em Irecê

Situado a 478 km da cidade de Salvador, o município de Irecê fica na zona fisiográfica da Chapada Diamantina Setentrional, abrangendo toda a área do Polígono das Secas. Pertence à bacia do São Francisco. Ocupa posição de status por ser a maior cidade da microrregião, tendo a maior população e por ser a mais evoluída tecnologicamente.


O município de Irecê fica na zona fisiográfica da Chapada Diamantina Setentrional, abrangendo toda a área do Polígono das Secas. Pertence a bacia do São Francisco. Tem como limites os municípios de João Dourado, Presidente Dutra, Lapão e São Gabriel. As rodovias estaduais que ligam Irecê são a BA-052 (Estrada do Feijão), a BA-148 e a BA-432.

Turismo em Irecê

 

baixio-de-irece

Irecê, na Bahia, tem vários pontos turísticos, como praças, estádios e parques. Além disso, é possível contratar serviços de turismo, como aluguel e fretamento de ônibus.

Pontos turísticos:  
  • Mercadão de Irecê 
  • Praça do São João 
  • Praça Clériston Andrade 
  • Praça da Juventude Alecsander Alves 
  • Parque de Exposições de Irecê 
  • Estádio Municipal Joviniano Dourado Lopes 
  • AABB de Irecê 
  • Terminal Rodoviário de Irecê 
  • Paróquia São Domingos de Gusmão 
  • Clube Espaço Atlântico
paroquia-sao-domingos-centro-irece


São João em Irecê

Economia 
A economia de Irecê, na Bahia, é baseada na agricultura e no comércio. 

Agricultura

  • A mamona é um dos pilares da economia local, 
  • sendo o município referência nacional no cultivo. 
  • Os derivados da mamona são usados na indústria química, 
  • farmacêutica e na aviação. 
  •  Irecê já foi a "capital nacional do feijão", mas a produção da leguminosa diminuiu muito nos últimos anos. 
  •  Outras culturas produzidas em Irecê são a cebola, tomate, banana, mandioca, sorgo, cana-de-açúcar e café.

Comércio

Irecê tem grandes lojas, principalmente no setor têxtil. A cidade também tem atacadistas e restaurantes de nível nacional. 

 Irecê já passou por uma grande crise econômica nos anos 1990.

Plantação de Feijão

Modelos de Sites Para Prefeituras - Jornalísticos - TV e Radio Web - Lojas Virtuais


A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil
Esporte

O Canaã Esporte Clube foi um time de futebol de Irecê, na Bahia, que se transferiu para o Distrito Federal em 2023. O Canaã foi fundado em 2018, a partir de um projeto social da Igreja Universal do Reino de Deus. O clube se filiou à Federação Bahiana de Futebol no dia da sua fundação.

O Canaã iniciou os trâmites para a mudança para o Distrito Federal em março de 2023, filiando-se à Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF).

Outros times de futebol de Irecê são: Borussia Irecê Futsal Clube, Esporte Clube Irecê - Futsal Feminino, Seleção Irecê de Futebol.

ESTÁDIO MUNICIPAL JOVIANO DOURADO LOPES

Fundação: 31 de maio de 1933 (91 anos)
População total (2024): 78 425 hab
Densidade: 245,7 hab./km²
Clima: Semiárido
Mesorregião: Centro-Norte Baiano
Microrregião: Irecê
Território de Identidade: Região de Irecê
Site Oficial: https://irece.ba.gov.br/  
Fonte: wikipedia - IA
CEP: 44900-000 
 @prefeiturairece

Postagens Relacionadas