Cidade de Ubatã

 Cidade de Ubatã

Ubatã é um município brasileiro do estado da Bahia, Nordeste, localizado na microrregião de Ilhéus-Itabuna e na mesorregião do Sul Baiano. De acordo com a estimativa do IBGE de 2024, sua população era de 16 097 habitantes,[3] e com densidade demográfica de 90.69 hab./km².

  História 

O município de Ubatã teve sua ocupação iniciada em 1909, com a fundação do povoamento Dois Irmãos, em território de Orojó, distrito do município de Camamu, com a chegada de Severiano José Costa, Antônio Rebouças, João Teles, Manoel Eloi, Vicente Ferreira, Francisco Mendes Santos, João Cruz e Euzébio Lima.
Em 1918, o povoamento Dois Irmãos, ainda integrado a Camamu, foi elevado a Distrito de Paz. Já em 1932, seu nome foi alterado para São Sebastião com a nova configuração de integração pelo Município de Maraú, porém no ano seguinte, em 1933, retornou ao domínio de Camamu. 

Ainda nesse mesmo ano, por força do Decreto Estadual n° 8.729, Dois Irmãos desmembrou-se do Distrito de Orojó, passando a ser anexada à jurisdição da cidade de Rio Novo, atual Ipiaú, e assim, ganhando seu próximo nome, Alfredo Martins. 

Pelo Decreto Estadual n° 141 de 1943, retificado pelo Decreto n° 12.978 de 1944, após o nome Alfredo Martins, o distrito denominou-se Ubatã.

 
Siga a coluna no Facebook e no Instagram para não perder nada.

PREVISÃO DO TEMPO

Geografia 

O Município de Ubatã apresenta como coordenadas 14°12’50’’S de latitude, 39°31’22’’W de longitude,[10] ocupando uma área territorial de 177.643 km2. Está localizado a 348 km da capital baiana e a 1.378 km da capital federal,[11] e têm como cidades limites Barra do Rocha, Gongogi, Ibirapitanga e Ibirataia. 

  Economia 

De acordo com os dados estatísticos do ano de 2018, o salário médio mensal dos trabalhadores formais era de 1.5 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 7.3%. E apresenta um PIB per capita de 7.204,87.

 O município de Ubatã tem como principal setor econômico o setor agrícola. O cultivo de cacau é predominante na economia, porém, em comparação com as últimas décadas, sua produção foi reduzida devido a ocorrência dos fungos nos cacauais – chamada vassoura de bruxa.


Principais pontos turísticos 

Rio de Contas – O rio de Contas é um dos principais atrativos naturais de Ubatã. Suas águas claras e margens arborizadas oferecem um cenário ideal para atividades como pesca, passeios de barco e banhos refrescantes. O rio é também um ponto de encontro para a comunidade local, que utiliza suas margens para lazer e convivência.
Rio de Contas

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição – A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um importante marco histórico e cultural de Ubatã. Construída no estilo colonial, a igreja é um ponto de referência na cidade e abriga celebrações religiosas e eventos comunitários. Sua arquitetura simples e seu interior acolhedor atraem visitantes interessados na história e na cultura local.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Praça Rui Barbosa – A Praça Rui Barbosa é o principal espaço público de Ubatã, onde ocorrem eventos culturais, feiras e encontros comunitários. Rodeada por árvores e jardins bem cuidados, a praça é um local agradável para passeios e momentos de lazer. Ao seu redor, encontram-se diversos estabelecimentos comerciais e de serviços que atendem à população local e aos visitantes.
Praça Rui Barbosa
Praça Churrascão

Modelos de Sites Para Prefeituras - Jornalísticos - TV e Radio Web - Lojas Virtuais


A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil
Fundação: 26 de setembro de 1953 (71 anos)
População total (2024): 16 097 hab.
Densidade: 90,6 hab./km²
Clima: 20°C a 30°C
Mesorregião: Ilhéus-Itabuna
Microrregião: Ilhéus-Itabuna
Território de Identidade: Médio Rio de Contas
Site oficial: https://www.ubata.ba.gov.br/
Fonte: wikipedia - IA - sbce
@cidadedeubata - @pmubatabahia

Postagens Relacionadas