Cidade de Santa Maria da Vitória

 Cidade de Senhor do Bonfim


Santa Maria da Vitória é um município brasileiro do estado da Bahia. Localizada na borda esquerda do Rio Corrente, ligada por uma ponte e uma passarela a cidade de São Félix do Coribe (o Rio Corrente é um dos principais afluentes da margem esquerda do Rio São Francisco). Possui em suas margens enormes pedreiras com até 15 metros de altura. Atrai turistas do Centro-Oeste, principalmente nas suas festas: Carnaval, festa junina, além do tradicional Festejo do Divino Espírito Santo, organizado no interior do município, nas comunidades de Água-Quente, São João,Currais, Nova Franca, Mocambo e Porco Branco, movimentando uma parte maciça da população, inclusive de outras cidades, ao interior.

A cidade recebeu esse nome por causa da devoção do seu fundador, o português André Afonso de Oliveira, devoto de Nossa Senhora da Vitória, um título mariano católico bastante venerado em Portugal, sua terra natal, tanto que trouxe uma imagem da santa diretamente de sua terra para colocar na igreja matriz da cidade.

Ponte sobre o Rio Corrente entre Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe.


 
Siga a coluna no Facebook e no Instagram para não perder nada.

PREVISÃO DO TEMPO

História

Na época da chegada dos colonizadores europeus ao Brasil (século XVI), a porção central do país era ocupada por indígenas do tronco linguístico macro-jê. Particularmente, a região de Santa Maria da Vitória era ocupada por índios Acroás, um subgrupo dos índios Xacriabás, sendo estes um grupo indígena que habita a margem esquerda do rio São Francisco.

A história do município se inicia no ano de 1792 com a vinda do fidalgo português André Afonso de Oliveira, natural da cidade do Porto que, em contato com seus conterrâneos que residiam na província da Bahia, adquiriu alguns alqueires de terra às margens de um rio de águas claras que logo recebeu o nome de Corrente. Nessa época, o Oeste da Bahia pertencia à província de Pernambuco e tinha o nome de Comarca do Rio de São Francisco. 

Esta vasta região pertenceu a Pernambuco até meados de 1824. D. Pedro I a desligou do território pernambucano como punição pelo movimento separatista conhecido como Confederação do Equador. Este foi o último território desmembrado de Pernambuco, impondo àquele estado uma grande redução da extensão territorial, de 250 mil km² para os 98.311 km² atuais. Após três anos sob administração mineira, a região foi anexada à Bahia em 1827. Nesta época, a região que hoje compreende o município de Santa Maria da Vitória, pertencia ao município de Carinhanha.

Igreja Santa Maria da Vitoria - Matriz

Em 1878, este foi o parecer acerca da elevação do Porto de Santa Maria da Victoria à condição de município, tomando o lugar de Rio das Éguas, conforme Ata da Assembleia Legislativa Provincial publicada no português arcaico

Em 1886, como já foi dito, a sede da vila voltou a ser Rio das Éguas (atual Correntina) e este foi o argumento utilizado na época pelo deputado provincial Martiniano de Almeida

Pela lei estadual número 737 de 26 de junho de 1909, recebeu o status de cidade, mas teve seu nome alterado para apenas Santa Maria. Entre 1943 e 1944, o nome oficial voltou a ser Santa Maria da Vitória. Hoje o município é constituído de três distritos: Santa Maria da Vitória, Açudina e Inhaúmas.


Cultura e Turismo

Terminal Rodoviário de Santa Maria da Vitória.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura é o órgão da prefeitura responsável pela educação e pela área cultural, turística e religiosa do município de Santa Maria da Vitória, cabendo a ela organização de atividades e projetos culturais.

Santa Maria da Vitória oferece atrações naturais e culturais para os visitantes explorarem:

Rio Corrente: Aproveite para visitar e relaxar às margens do Rio Corrente, que atravessa a cidade.

Cachoeiras e Trilhas: Explore as cachoeiras e trilhas na região, como a Cachoeira do Salto e a Trilha da Chapada.

Centro Histórico: Conheça o centro histórico da cidade, com suas igrejas antigas e casarões coloniais.

Artesanato: Adquira peças de artesanato local, como cerâmicas, bordados e rendas feitos à mão por artesãos locais.

Santa Maria da Vitória é um destino tranquilo e ideal para quem busca contato com a natureza e cultura regional. Aproveite para explorar suas belezas naturais e descobrir a hospitalidade dos seus habitantes.


Modelos de Sites Para Prefeituras - Jornalísticos - TV e Radio Web - Lojas Virtuais


A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil
Fundação: 26 de junho de 1909 (115 anos)
População total (2024): 40 467 hab.
Densidade: 20,6 hab./km²
Clima: Semiárido
Mesorregião: Extremo Oeste Baiano
Microrregião: Santa Maria da Vitória
Território de Identidade: Bacia do Rio Corrente
Site Oficial: https://www.santamariadavitoria.ba.gov.br/
CEP:
Fonte: wikipedia - IA

Postagens Relacionadas