Cidade de Candeal
Candeal é um município brasileiro do estado da Bahia. Localizado na Mesorregião do Nordeste Baiano, Microrregião de Serrinha. Candeal pertence à Área de Expansão Metropolitana de Feira de Santana, sendo o terceiro município menos populoso, sua população estimada em 2024 pelo IBGE era de 7.969 habitantes, juntamente com Riachão do Jacuípe são os dois municípios da Região Sisaleira que pertence a Região Metropolitana de Feira de Santana.
O município de Candeal originou-se de um pequeno povoado erguido de uma fazenda denominada Capoeira, onde havia muitos pés de candeia. No ano de 1890, em obediência ao Decreto nº 50, de 7 de dezembro de 1889, no parágrafo 1º do artigo 2º, Candeal passou a ser município de Riachão do Jacuípe.
Após o falecimento do idealizador do município, Olegário Ribeiro Lima, seu sobrinho, José Rufino Ribeiro Lima, tornou-se seu substituto como principal chefe político e teve, como seu principal objetivo, emancipar Candeal. Assinou, juntamente com seus companheiros Agnaldo Tavares Carneiro, Antônio José Ferreira, Apolinário Lopes Araújo, José Pereira Lima, Genésio Pereira Lima e outros, a solicitação da emancipação, tendo como patrono o deputado estadual André Negreiro.
Geografia
Limita-se com os municípios de Ichu, Tanquinho, Serrinha (minimamente), Lamarão, Feira de Santana, Serra Preta (minimamente) e Riachão do Jacuípe.
Fundação: 23 de abril de 1962 (62 anos)
População total (2024): 7.969 hab
Densidade: 17,9 hab./km²
Clima: tropical úmido e semi-árido
0 Comentários