Cidade de Guanambi

 Cidade de Guanambi


Guanambi é um município brasileiro do estado da Bahia, distante 796 km a sudoeste de Salvador, interligado à capital pela BR-030, BR-242 e BR-324, a 45 km de Caetité e a 43 km de Palmas de Monte Alto pela BR-030, a 33 km de Pindaí pela BR-122 e a 29 km de Candiba pela BA-262. É município polo da Microrregião de Guanambi, estabelecendo influência comercial e de infraestrutura para uma área de aproximadamente 400 mil habitantes. Abriga, ao lado de Caetité e Igaporã, o maior complexo eólico da América Latina.

Em 2015, foi considerado o município que mais se desenvolveu na Bahia, segundo o IFDM.


 
Siga a coluna no Facebook e no Instagram para não perder nada.

PREVISÃO DO TEMPO

A denominação de "Guanambi" deriva do nome Beija-Flor dado ao antigo arraial, pois, em tupi, as palavras guainumbi, guanumbi, guanambi, significariam "beija-flor". O terreno de vazante, sempre úmido, contíguo ao local do arraial, permitia a existência de flores silvestres e, em consequência, a presença de colibris, daí a escolha do nome da localidade.

Outra versão muitas vezes repetida é que a antiga moradora Bela tinha uma filha chamada Flor, sendo comum que durante as cerimônias de Santo Antônio as festividades se iniciassem apenas depois que todos beijassem a imagem do santo, a começar pela filha da dona da casa, a bela Flor. Querendo que a festa se iniciasse logo, todos os presentes pediam: “Beija, Flor! Beija, Flor!” Assim, a população teria passado a chamar o referido lugar de Beija-flor



Igreja matriz de Guanambi.

A região de Guanambi originalmente era habitada por indígenas jês, apelidados de "tapuias", e foi ocupada durante o século XVIII, devido à expansão da criação de gado vinda do Vale do São Francisco, a descoberta de jazidas de ouro nas nascentes dos rios Paramirim, de Contas e Brumado e a descoberta de salitre na região de Palmas de Monte Alto. Os colonizadores desta região criam suas fazendas ali, sendo as mais importantes a Mata Verde, Pé da Serra, Carnaíbas de Fora, Carnaíbas de Dentro, Barro Vermelho, Umburanas e Santa Rosa da Pedra.

Emancipação política

Primeira prefeitura, inaugurada em 1925 por Mário Teixeira

Pela lei provincial nº. 1979 de 23 de junho de 1880, foi criado o “Distrito de Paz no Distrito da Subdelegacia de Beija-Flor do termo de Monte Alto". Mais tarde, em 1895, seria adotada a designação de Distrito de Bela-Flor.[15]

Em 14 de agosto de 1919, através da Lei Estadual nº 1.364, o distrito de Bela Flor foi elevado à categoria de município, com a denominação de Guanambi, desmembrado de Palmas de Monte Alto, porém a real instalação do novo município só se deu em 1 de janeiro de 1920, quando Balbino Gabriel de Araújo Cajaíba tomou posse como o primeiro intendente (hoje prefeito)

Desenvolvimento urbano, econômico e populacional e dualidade política 
Nas décadas de 1920 e 1930, por influência da política de Caetité, as facções políticas então existentes, passaram a ter nova denominação: "Caititus", a facção liderada pelo engenheiro agrônomo Mário Teixeira e depois pelo farmacêutico Dr. Fernandes, e a dos "Morcegos", que tinha como líderes o Coronel Balbino Cajaíba e seu sobrinho, o Capitão João Exalto de Araújo, que foram os dois primeiros intendentes do município. Essa disputa prolongou-se por vários anos, através dos representantes destes políticos influentes no meio social daquele período. Devido a muitas brigas à mão armada, a população viveu anos de pavor e insegurança provocados pelo embate político que ficou registrado na história.[16]

Na política do município, sempre houve um nome popular para destacar situação e oposição. A partir de 1976 surgia um movimento político muito acirrado, conhecido como "Jacus" e "Carcarás". Os "Jacus" foram liderados, a princípio, por José Humberto Nunes. Essa tendência ainda é presente no município através de alguns representantes políticos. Os "Carcarás" foram chefiados por Binha Teixeira e Nilo Coelho e tiveram maior influência a partir de 1982, época em que Nilo disputava as eleições para prefeito do Município.[16]

História recente 
Em 1992, um volume de chuvas muito além da média histórica causou alagamento de grande parte da cidade e a manteve ilhada por mais de uma semana. Pontes, trechos de estradas edificações e obras de infraestrutura foram destruídas. Ocorreram vários deslizamentos de encostas e destruição de propriedades rurais. o exército brasileiro auxiliou a população ilhada organizando distribuição de alimentos por meio de aviões locais. A maior represa da região, a barragem de Ceraíma, atingiu sua capacidade máxima, porém, não sofreu avarias. A cidade, então, assistia ao maior desastre natural de sua história.

Geografia 
A área total do município, segundo o IBGE, é de 1 296,657 km², com densidade populacional igual a 60,80 hab/km². Situa-se a 14° 13′ 22″ de latitude sul e a 42° 46′ 51″ de longitude oeste, estando distante a 796 quilômetros da capital baiana. A altitude média da cidade é de 525 metros, tendo como o ponto mais alto no perímetro urbano o morro do Monte Pascoal, onde se situam torres de transmissão de rádio e telefonia. Seus municípios limítrofes são Caetité, a leste; Riacho de Santana, ao norte; Palmas de Monte Alto a oeste; e Urandi e Pindaí, ao sul. A população é estimada em quase noventa mil habitantes, sendo destes, 70.150 na sede e 15.087 distribuídos em três distritos interligados por rodovias.

Demografia 
O município de Guanambi tem registrado um aumento populacional crescente, consolidando-se como um município em expansão populacional recorrente. Atualmente, no ranking de populações, ocupa a 19ª posição no estado da Bahia, a 72ª no Nordeste e a 365ª no Brasil. Além disso, Guanambi apresenta densidade demográfica igual a 69,02 habitantes por km² e uma média de 2,89 moradores por residência

Subdivisões 
Guanambi é subdividida em três Distritos (Ceraíma, Morrinhos e Mutãs) e aproximadamente 57 bairros, incluindo o Centro. São estes: Aeroporto Velho, Alto Caiçara, Amambaí, Alvorada, Araújo, Beneval Boa Sorte, Beija Flor I, II e III, Bela Vista, Belo Horizonte, BNH, Brindes, Boa Vista, Bom Jesus, Brasília, Candeal, Deus Dará, Floresta, Industrial, Ipiranga, Ipanema, Liberdade, Lagoinha, Loteamento Municipal, Loteamento Bom Jesus, Loteamento Maria Basto, Leolinda de Sá, Marabá, Monte Azul, Monte Pascoal, Morada Nova, Manuel Cotrim, Nova Olinda, Novo Horizonte, Nossa Senhora Aparecida, Paraíso, Pôr do Sol, Residencial dos Pássaros, Residencial das Árvores (Aroeira, Maçaranduba), Reis, São João, São José, Santa Luzia, Santa Catarina, Santo André, São Vicente, Santo Antônio, Sandoval Moraes I e II, São Francisco, São Sebastião, Sossego, Taboinha, Vomitamel, Vasconcelos e Vila Nova. O acesso ao distrito de Morrinhos se dá pela rodovia BR-030.

Economia 
Até a década de 1970, a cidade era sustentada pela agropecuária. Nas décadas de 1970 e 1980, o município passou por intensa modificação socioeconômica impulsionada pela indústria algodoeira. O processo culminou na transformação de Guanambi em cidade-polo regional. Em 2013, o setor de serviços constituía a maior parte (74,4%) do produto interno bruto do município, seguido pela indústria (13%).

Terminal do Aeroporto de Guanambi
Turismo

Lagoa da Espera - Nas encostas da Serra Geral da Bahia (Serra do Monte Alto), às margens de um lago, surgiu um arraial constituído de caçadores, vaqueiros e tropeiros ou bruaqueiros. Havia nas proximidades da Lagoa da Espera enormes currais de gado que possibilitavam melhores condições no trabalho com a criação que, solta no mato, voltava para beber água naquele manancial.

O Parque da Cidade é um local agradável para lazer e contato com a natureza, enquanto a Praça do Relógio de Flores é um ponto turístico famoso por sua beleza. Além disso, o Memorial Casa De Dona Dedé é um museu de história que pode interessar aos visitantes.

Atrações turísticas:

Parque da Cidade: Um espaço verde ideal para atividades como piqueniques, caminhadas e corridas.
Praça do Relógio de Flores: Conhecida pelo relógio em meio às flores e pela beleza do local.
Memorial Casa De Dona Dedé: Museu de história que conta um pouco sobre a cultura local.
Oásis Park: Parque aquático para diversão e lazer.
Clube De Campo Guanambi: Espaço para atividades esportivas e de lazer.
Trilhas em Ceraima: Local ideal para quem gosta de caminhadas em contato com a natureza.

Video de Autoria do Canal Meu Nordeste

Esporte

Estádio 02 de Julho

O Estádio Dois de Julho foi construído graças a vontade e idealização de Isaías Manoel Cotrim (1925 - 2011), apelidado por "Coelhão", localiza-se no município de Guanambi, no estado da Bahia, no Bairro Paraíso e possui capacidade para 3.000 espectadores[carece de fontes]. Tem como mandantes os clubes de futebol Guanambi Atlético Clube (GAC) e Clube Esportivo Flamengo, que está mandando os seus jogos nele desde a Segundona 2013.

Times de Guanambi:

O Guanambi Atlético Clube foi fundado em 8 de fevereiro de 1983. O clube disputou o Campeonato Baiano da 2.ª Divisão do ano de 2004 até 2011. Suas cores são o azul, vermelho e branco. Por duas vezes chegou a final, sendo que as duas tornou-se vice-campeão, uma em 2004, após perder o título para o Ipitanga e a outra em 2008, quando perdeu para o Madre de Deus. No antigo formato do Campeonato Baiano da 2.ª Divisão apenas o campeão assegurava vaga para a elite do futebol baiano.

O Clube Esportivo Flamengo, mais conhecido como Flamengo de Guanambi, Fundado em 15 de setembro de 2009, no ano de 2013 participou pela primeira vez de uma competição oficial, o Campeonato Baiano da Série B chegando a semifinal onde foi eliminado pelo Galícia e terminando a competição em terceiro lugar. Suas cores são vermelho, preto e branco.

Modelos de Sites Para Prefeituras - Jornalísticos - TV e Radio Web - Lojas Virtuais


A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil
Fundação: 23 de junho de 1880
Emancipação 14 de agosto de 1919
População total (2024): 93 065 hab.
Densidade: 73,1 hab./km²
Clima: Semiárido (Bsh)
Mesorregião: Centro-Sul Baiano
Microrregião: Guanambi
Território de Identidade: Sertão Produtivo
Site Oficial: https://www.guanambi.ba.gov.br/
CEP: 46430-000
Fonte: wikipedia - IA

Por MBS/PescWeb

Postagens Relacionadas