Cidade de Angical

Angical é um município brasileiro do Estado da Bahia, situado na Mesorregião do Extremo Oeste Baiano e na Microrregião de Cotegipe.

Histórico

A margem esquerda do Rio São Francisco pertencia à Província de Pernambuco até o ano de 1828, quando foi anexada à da Bahia. Declarou em carta datada de 1700 o governador de Pernambuco, Dom Fernando de Mascarenhas e Lencastro: - ″A Casa de Torre, os herdeiros de Antonio Guedes de Brito e Domingos Afonso Sertão são senhores de todo o sertão de Pernambuco″. 

E Borges de Barros, em sua obra Bandeirantes e Sertanistas, informa: ″A colonização da parte ocidental do Rio São Francisco, na região que vai de Casa Nova a Remanso, a Pilão Arcado, Barra do Rio Grande, Santa Rita do Rio Preto, Campo Largo, Angical, Santa Maria da Vitória, Sant′Ana do Brejos, Barreiras, Correntina, e Rio Carinhanha, obedeceu nos séculos 17 e 18 à orientação das Casas da Torre e da Ponte″. Não resta dúvida, pois, haver-se iniciado o Município de Angical sob a égide dessa poderosa tutela feudal.

Paróquia Senhora Sant’Ana – Angical


No começo do século XIX, as terras que se denominaram Brejo do Angical, em virtude da existência de extensas matas de angico, circundadas de brejos ou alagadiços, passaram a pertencer aos irmãos Almeida: José Joaquim de Almeida, Joaquim Herculano de Almeida e Manuel Frederico de Almeida, evidenciando-se o primeiro como o principal fundador do município. Descendentes de ilustre família de Portugal possuíam eles grande quantidade de escravos dedicados a cata de diamantes nos boqueirões da Chapada Diamantina, depois empregados em construção de barragens, na produção da lavoura, mormente a de cereais, e na criação de gado. 

Suas boiadas atravessavam o Rio São Francisco e eram conduzidas para a zona de Lençóis. A prosperidades desses pioneiros atingiu o ápice. Desfrutavam, perante o imperador, de notável prestígio. A opulência que os cercava permitiu-lhes então construir suntuosas residências, atestadas ainda hoje por suas ruínas. Levantaram em 1810 a primeira igreja, dotando-a de imponentes obras de arte e ornando-a de objetos de ouro e prata. Em 1821, foi erigida a freguesia com a denominação de Sant′Ana do Sacramento do Angical, pertencente ao bispado de Pernambuco, até 1828.

Com a decretação da Lei Áurea, em 1888, a abolição da escravatura desarticulou completamente a organização econômica dessa família, havendo alguns de seus membro se retirado para o Rio de Janeiro, vendidas suas propriedades. Em 5 de julho de 1890, assinou o então governador do Estado, Marechal Hermes Ernesto da Fonseca, o ato que elevou a freguesia à categoria de vila, sendo esta inaugurada em 2 de janeiro de 1891. 

O território foi desmembrado do antigo Município de Campo Largo, atual Cotegipe.

Por Lei Municipal, de 20 de fevereiro de 1891, Angical teve subordinado, como seu Distrito de Paz, o de Barreiras. Entretanto, pela Lei Estadual nº 237, de 6 de abril do mesmo ano, desligou-se Barreiras de Angical.
 
Siga a coluna no Facebook e no Instagram para não perder nada.
PREVISÃO DO TEMPO

VEJA TAMBÉM

Geografia
Segundo o Censo 2022 do IBGE, sua população é de 13 732 habitantes. 

E com base nos levantamentos feito pelo IBGE referente ao ano de 2015 (ano-base 2017), o município possui PIB de R$126.413.000,00 (Lista de municípios da Bahia por PIB (2015)).

Angical está localizada no oeste baiano, a 886 km da capital Salvador e a 40 km de Barreiras, que é a capital regional, com a qual se interliga por meio da Rodovia Estadual BA-447.[7][8]

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de quatro distritos: Angical (ex-Santana do Angical), Brejo Velho, Buritisinho e Missão de Aricobe.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de três distritos: Angical, Brejo Velho e Santa Helena.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1997.

Pela Lei Municipal nº 074, de 06-06-1998, foi criado o Distrito de Missão de Aricobé e
anexado ao município.

Modelos de Sites Para Prefeituras - Jornalísticos - TV e Radio Web - Lojas Virtuais


A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil
Fundação: 5 de julho de 1890 (134 anos)
População total (2022): 13 732 hab.
Densidade: 9 hab./km²
Clima: Tropical (Aw)
CEP: 47960-000
Mesorregião: Extremo Oeste Baiano
Microrregião: Cotegipe
Gentílico: angicalense
Território de Identidade: Bacia do Rio Grande
Fonte: wikipedia - IA - IBGE

Postagens Relacionadas