Cidade de Candeias - Bahia
Candeias é um município brasileiro do estado da Bahia localizado na Região Metropolitana de Salvador bem como na região do Recôncavo Baiano, localizada há cerca de 46 km da Capital.
História
As origens de Candeias remontam ao século XVI, quando a região que hoje faz parte do município, abrigava importantes sesmarias, que são terrenos que os reis de Portugal cediam aos novos povoadores. A região abrigava os engenhos de Caboto, Pitanga e Freguesia. O nome do então distrito faz referência ao culto a Nossa Senhora das Candeias, e ainda pelo fato de que a região era rica em uma madeira de nome Candeia. Nas proximidades do Engenho da Freguesia, estabeleceu-se a comunidade do Caboto, região praieira da localidade, de onde a cana de açúcar era transportada para o porto da capital.
Já em meados do século XX, a notícia de um milagre faz do então Arraial de Nossa Senhora das Candeias um local de romaria. De acordo com a crença popular, uma criança cega teria voltado a enxergar depois banhar os olhos nas águas da fonte próxima à colina onde se localiza a igreja. A romaria iniciada ali tem força até hoje, quando é realizada em janeiro a festa de Nossa Senhora das Candeias.
Em 1941, de Candeias saiu o primeiro poço comercial de Petróleo do Brasil. O local receberia anos depois a visita do então presidente Getúlio Vargas. O progresso oriundo da descoberta do petróleo foi fundamental para a emancipação da cidade. E em 1958, enfim Candeias deixaria de ser um distrito de Salvador para ganhar sua emancipação política.
Significado do Nome
O nome Candeias vem da devoção à Virgem da Candelária, também chamada de Nossa Senhora das Candeias. A tradição oral sugere outra explicação: a abundância da madeira chamada candeia, usada pelos romeiros para fazer tochas ao subirem o despenhadeiro em direção à Igreja Matriz.
A Descoberta do Petróleo
A verdadeira mudança, no entanto, aconteceu em 1941, quando foi descoberta a existência de petróleo no município, nas propriedades dos fazendeiros locais.
Em 1930, dois baianos abnegados, Manoel Bastos, topógrafo, engenheiro civil e pesquisador autodidata em geologia, e Oscar Cordeiro, então presidente da bolsa de mercadorias da Bahia, acreditavam na existência de petróleo na Bahia.
Economia
Com o décimo maior PIB do estado da Bahia,[6] suas maiores atividades econômicas giram em torno de um consolidado parque industrial, um dos mais importantes portos do Brasil, o Porto de Aratu, além de fazer parte do Centro Industrial de Aratu, e estar próxima a segunda maior refinaria do país, a Refinaria Landulfo Alves - Mataripe (RLAM).
Geografia
Localiza-se a uma latitude 12º40'04" sul e a uma longitude 38º33'02" oeste, estando a uma altitude de 97 metros. Sua população estimada pelo IBGE em 2017 era de 89 707 habitantes.[8] Possui uma área de 265,555 km².
Hidrografia
Sua bacia hidrográfica é composta pelos rios: Joanes, São Francisco, São Paulo, Imbiruçu, Jacarecanga.
Bairros e Distritos
Sede
- Centro
- Triângulo
- Pça. Dr. Gualberto
- Rua da Igreja
- Pça. Santa Dulce
- Central de Abastecimento
- Rua das Fontes
- Santa Rita
- Malembá
- Conjunto Santa Cruz
- Malembá de Baixo (Boca do Lobo)
- Fonte da Bica
- Areal
- Ladeira do Cruzeiro
- Buraco Doce
- Santo Antônio
- Alto da Capelinha
- Azteca
- Recanto
- San Matins
- Escorregadeira
- Malhadinha
- Nova Candeias
- São Francisco
- Osso
- Saboaria
- Sarandy
- Areia
- Bairro da Paz (Matacavalo)
- Urbis I
- Urbis II
- Santa Clara (Aldeia)
- Nova Brasília
- Pitanga
- Nossa Senhora das Candeias III
- Maria Quitéria (Bregão)
- Dom Avelar
- Passé
- Querente
- Rio do Cunha
- Roça Grande
- Mucunga
- Gamboa
- Restinga
- Caeira
- Caboto
- Caroba
- Caroba de Baixo
- Fazenda Mamão
- Fazenda Madeira
- Passagem dos Teixeiras
- Menino Jesus (Cova de Defunto)
- Ouro Negro
- Nossa Senhora das Candeias I
- Nossa Senhora das Candeias II
- Posto Sanca
- Pasto de Fora
- Canta Galo
- Colônia Landulpho Alves
- Boca da Mata
- Pitinga
- Pindoba
- Rosário
- Massuim
![]() |
Praça Dr. Gualberto Dantas Fonte em dezembro de 2020. |
Turismo
![]() |
Praça e Santuário de Nossa Senhora das Candeias em 2020. |
A festa religiosa de Nossa Senhora das Candeias, que tem seu ponto alto no dia 2 de fevereiro, atrai milhares de fiéis todos os anos, regado a muita oração, alegria e animação.
Dentre os atrativos culturais, destaque para as construções seculares, palco de fé e religiosidade, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias, o Engenho Freguesia e a própria Fonte Milagrosa de Nossa Senhora das Candeias.
É também conhecida como a capital brasileira do Arrocha.
Atrações Turísticas de Candeias BA:
- Igreja Matriz Nossa Senhora das Candeias
A igreja construída em 1894 pertence aos frades franciscanos menores. Nossa Senhora das Candeias, associada à fertilidade, à purificação pela água, à iluminação pelo fogo e ao culto a Iemanjá, é festejada no dia 2 de fevereiro, juntamente com o grito de carnaval.
A festa religiosa de Nossa Senhora das Candeias, que atinge seu ponto alto nessa data, atrai milhares de fiéis e foliões todos os anos, em uma mistura de sagrado e profano, regada a muita alegria e animação.
Os festejos são também famosos na Micareta local, ao som dos trios elétricos. - Central de Abastecimento de Candeias
O mercado popular de alimentos também vende artesanatos. O lugar é excelente para conhecer as particularidades gastronômicas da região e garimpar um presente original. - Engenho da Freguesia – Museu Wanderley de Pinho
O conjunto arquitetônico tombado é também conhecido como Engenho da Fábrica, pois, além das construções da casa grande, da senzala e da capela, conforme os modelos do século XVIII, ali funcionava uma fábrica de açúcar.
Engenho da Freguesia – Museu Wanderley de Pinho
O engenho pertenceu ao Barão de Cotegipe (1815-1889) e foi herdado por seu neto, José Wanderley de Araújo Pinho, patrono do museu que hoje ali funciona. O acervo do museu é composto por pinturas, esculturas, porcelanas, mobiliário e maquinário utilizado na lavoura.
O engenho localiza-se na Baía de Aratu, em meio à Mata Atlântica, na área de preservação ambiental. - Fonte dos Milagres e Santuário Nossa Senhora das Candeias
Junto à fonte, há uma grande movimentação de romeiros que chegam para pagar suas promessas. Há uma sala de ex-votos e, nos arredores, existe um comércio de artigos religiosos. - Engenho do Matoim
As primeiras construções da casa grande, senzala e igreja foram feitas pela família Antunes, agraciada com a sesmaria no ano de 1584. Essa família de cristãos-novos foi alvo da Inquisição no período de 1591 a 1595.
Segundo Angelo Adriano Faria de Assis, pesquisador da Universidade Federal Fluminense, na Revista Brasileira de História (2002), Heitor Antunes mantinha ativa uma sinagoga clandestina nas dependências do engenho.
Ao morrer, sua esposa Ana Rodrigues o enterrou segundo os rituais judaicos, ato que a levou à prisão, onde a já octogenária senhora veio a falecer. Mesmo após sua morte, foi julgada e condenada pelo Tribunal do Santo Ofício.
O engenho foi destruído pelos holandeses em 1624 e reconstruído no século XVIII pela família Rocha Pitta. O sobrado e a capela que restaram da propriedade, hoje tombados, estão abertos à visitação. - Igreja de Nossa Senhora da Encarnação de Passé
Localizado em um mirante natural com vista para a Baía de Todos os Santos, este templo do século XVII, hoje em ruínas, é considerado um dos maiores e mais antigos da Bahia. - Casa de engenho Pindobas e Capela Santo Antônio
- Casa do Coronel Horácio Pinto
Modelos de Sites Para Prefeituras - Jornalísticos - TV e Radio Web - Lojas Virtuais
A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil
Fundação: 14 de agosto de 1958
População total (2024): 75 083 hab
Densidade: Densidade 283,9 hab./km²
Clima: tropical
Mesorregião:
Microrregião:
Território de Identidade:
Site Oficial: http://prefeitura.candeias.ba.gov.br/
CEP: 43805-000 até 43825-450
Fonte: wikipedia - Bahia.Ws - guiadoturismobrasil
População total (2024): 75 083 hab
Densidade: Densidade 283,9 hab./km²
Clima: tropical
Mesorregião:
Microrregião:
Território de Identidade:
Site Oficial: http://prefeitura.candeias.ba.gov.br/
CEP: 43805-000 até 43825-450
Fonte: wikipedia - Bahia.Ws - guiadoturismobrasil
0 Comentários