Cidade de Alcobaça

Alcobaça é um município brasileiro no extremo sul do estado da Bahia, Região Nordeste do país. Localiza-se no litoral sul baiano e ocupa uma área de 1 477,9 km².

Encontra-se a uma latitude 17º31'10" sul e a uma longitude 39º11'44" oeste, estando a uma altitude de 9 metros.

A história de Alcobaça, na Bahia, começa com a chegada de colonos portugueses de Caravelas, que se estabeleceram na margem esquerda do rio Itanhém por volta de 1747. A região era habitada por tupiniquins e aimorés, e a cidade foi ocupada por grandes senhores de escravos até o século XIX. A vila foi elevada à categoria de cidade em 1896. 

A história de Alcobaça é marcada também por:

  • A doação das terras de Alcobaça a monges cistercienses por D. Afonso Henriques em 1153 
  • A realização das primeiras aulas públicas em Portugal, em 1269 

A contribuição de personalidades como Joaquim Vieira Natividade, João d'Oliva Monteiro, Manuel Vieira Natividade, José Eduardo Raposo de Magalhães e Joaquim Ferreira de Araújo de Guimarães para o desenvolvimento da região

Igreja Matriz de São Bernardo, situada na Praça Padre José Porphirio.

Turismo

A cidade de Alcobaça é visitada anualmente por milhares de turistas oriundos principalmente dos estados vizinhos de Minas Gerais e Espírito Santo, mas também de Goiás e Distrito Federal.

Praça da Caixa D’água

O ponto central da cidade, a Praça da Caixa D'Água e seus arredores, é o mais visitado pelos turistas.

Patrimônio cultural

A cidade de Alcobaça possui belos casarões do século XIX cuja proteção foi recomendada por técnicos do Instituto do Patrimônio Cultural do estado da Bahia (IPAC-BA).

Casa de Izidro Nascimento: O sobrado conhecido como sobrado Izidro Nascimento, situado na Rua Pedro Muniz 206, possui um belo conjunto arquitetônico, consolidando a área como o centro histórico de Alcobaça.

Sobrado construído em 1892 pelo major Izidro Pedro do Nascimento, atualmente funcionando como residência paroquial.

Além dos casarões, o patrimônio cultural de Alcobaça concentra-se também nas manifestações folclóricas. Entre as datas de festas folclóricas alcobacenses.

Sobrado da família Medeiros: Este sobrado, também conhecido como casa de Ismael Medeiros, foi uma imponente casa assobrada, situada na rua Pedro Muniz 190, construída por João José de Medeiros (1810-1878), que a deixou por herança a seu filho Ismael Teixeira de Medeiros (1848-1909). Após o falecimento deste, o imóvel passou para a propriedade da viúva, Rita da Costa Medeiros (1855-1942) e aos filhos do casal. Em seguida, a casa foi adquirida pelo Dr. José Nunes da Silva, que a vendeu a Alaor Lins, a cuja família pertence ainda hoje.

Sobrado da família Medeiros.

Igreja Matriz de São Bernardo: Um dos cartões postais de Alcobaça, a Igreja Matriz de São Bernardo está situada na cabeceira da Praça Padre José Porphirio, em cujo centro foi colocada há cerca de 30 anos uma estátua de Cristo. A igreja domina a paisagem da cidade, devido a suas grandes proporções. Do alto de suas torres tem-se ampla visão da cidade.

Igreja Matriz de São Bernardo, situada na Praça Padre José Porphirio.

Cacimba do Concelho: A Cacimba do Concelho, situada sobre a calçada de uma larga avenida no trecho entre as ruas Joaquim Muniz e Pedro Muniz (desembocando na Praça Padre José Porphirio) é uma histórica fonte de água da cidade.

Cacimba do Concelho
Cadeia municipal: Situado à beira do rio Itanhém, na rua Senador Melgaço, este sobrado foi construído pelo capitão João Ferreira Trancoso Filho (1829-1901), depois passando para a filha deste, Julita Ferreira Trancoso e depois para o filho desta, Candido Trancoso Sobrinho (1905-1970), que o vendeu ao senador Medeiros Netto. Este doou o prédio à administração municipal. Após uma reforma, é usado hoje como Secretaria de Educação.
A cadeia é mostrada na imagem sendo o edifício sem pintura, ao fundo.

Praias
O município possui uma grande faixa de praias, que atraem milhares de turistas de todo o país, todos os anos. As seis praias municipais são delimitadas por pontos de referência, e seus nomes seguem abaixo: Praia da Barra do Itanhém ou Barra de Alcobaça, Praia de Alcobaça, Praia de Iansã, Praia do Coqueiro, Praia do Farol, Praia de Zeloris.

Praia de Alcobaça
Embarcações de pesca em Alcobaça

Terminal rodoviario de alcobaca

Fundação: 3 de março de 1755 (269 anos)
Emancipação 12 de novembro de 1772 (252 anos)
População total (Censo IBGE/2022[8]): 24.530.hab.
Densidade: 16,6 hab./km²
Clima: tropical quente super-úmido (Af)
Fonte: Wikipedia

Postagens Relacionadas