Cidades da Bahia - Suas Histórias, Cultura e Turismo

Nova regra da Tarifa Social concede desconto total na fatura com consumo de até 80 kWh, mas outras taxas podem ser cobradas. Veja quem tem direito e saiba como acessar o benefício.


 

Com as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), beneficiários do programa podem ter gratuidade na conta de luz com consumo de até 80 quilowatts-hora (kWh). A mudança é válida a partir do próximo sábado (5), conforme indicado na Medida Provisória nº 1.300/2025.

 

O público-alvo é composto por famílias classificadas como baixa renda e inscritas no CadÚnico. De acordo com a Neoenergia Coelba, na Bahia, 1,8 milhão de clientes são beneficiados pelo programa. (Veja abaixo como acessar o benefício)

 

Mas apesar dessa isenção na faixa de consumo, o cliente pode receber outras cobranças na fatura. Algumas prefeituras têm o direito, por força de lei municipal, de cobrar pela Contribuição de Iluminação Pública (CIP), por exemplo.

 

 

 

Antes da mudança, um cliente que consumia até 80 kWh pagava R$ 30,73 pela energia faturada. Agora, o desconto será de 100%. Na prática:
  • quem consumir até esse limite, não pagará nada referente à energia, ficando apenas com eventuais taxas extras;
  • quem consumir acima do limite, como 100 kWh, pagará pelos 20 kWh restantes.

 

Quem pode acessar o benefício?

 

  • Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional, independente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família.
  • Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenha membro com doença ou patologia a qual necessite do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos vitais.
  • Família de baixa renda que tenha idoso com 65 anos ou mais ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, por meio da Lei LOAS, com seu respectivo NB – Número do Benefício – ativo.

 

Mesmo que a conta de energia do imóvel não esteja no nome da pessoa que se enquadre nos critérios do benefício, é possível solicitar a inclusão da Tarifa Social. Nesse caso, o consumidor deve procurar a Neoenergia por meio dos canais de atendimento (confira abaixo) e informar os dados pessoais (RG e CPF) e do imóvel em que reside.

 

Para indígenas que não possuem esses documentos, o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani) será aceito.

 

Canais para solicitar o benefício

 

  • 📲 WhatsApp da Neoenergia Coelba: 71 3370-6350
  • 🖥️ Site oficial: www.neoenergia.com
  • 📞 Teleatendimento gratuito: 116
  • 🏪 Lojas presenciais de atendimento

 

Siga a coluna no Facebook e no Instagram para não perder nada.

 

por Redação 2JN

Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb

 


Postagens Relacionadas