Cidades da Bahia - Suas Histórias, Cultura e Turismo

Parte de um dos imóveis, no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, desabou no domingo (22). Estrutura será demolida na quinta-feira (26).


Algumas ruas de Salvador, nos bairros do Santo Antônio Além do Carmo e do Comércio, estão interditadas devido a casarões que correm risco de desabamento. Parte de um imóvel antigo no Santo Antônio será demolido na quinta-feira (26), segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

 📱 SIGA PRA MAIS NOTÍCIAS: entre na comunidade do 2JN no WhatsApp

No último domingo (22), parte de um casarão na rua dos Perdões, no Santo Antônio Além do Carmo, desabou, preocupando moradores da região. Em fevereiro deste ano, o prédio já havia pegado fogo e apresenta riscos de desabamento desde o ocorrido.

Casarões com risco de desabamento deixam ruas interditadas em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Após o desmoronamento parcial da estrutura, a rua foi interditada, o que tem atrapalhado o dia a dia de quem vive no local.

"Fica distante, a gente tem que fazer a volta para pegar a outra pista", desabafou Dalva Maria, que mora na região, em entrevista à TV Bahia.

Representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estiveram no local nesta quarta-feira (25) e autorizaram a demolição de parte da estrutura. Uma vistoria constatou que as partes laterais apresentam o maior risco de desabamento. Vale ressaltar que o imóvel é um dos tombados pelo Iphan.

Rua no Comércio está interditada há três meses

No bairro do Comércio, a rua Pinto Martins está interditada há três meses devido a um casarão histórico que apresenta risco de desabamento. O imóvel também é tombado pelo Iphan e fica localizado entre as ruas Portugal e guindastes dos padres.

Uma decisão da Justiça Federal, de março deste ano, determinou que o dono do imóvel, a União e o Iphan elaborem e executem um projeto de obras para a recuperação do local. Até o momento, nada foi feito, por isso a rua segue interditada.
Casarões com risco de desabamento deixam ruas interditadas em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

 

Em abril, a via foi interditada após o órgão emitir um ofício para a Defesa Civil de Salvador (Codesal), que acionou a Superintendência de Trânsito da capital (Transalvador). Segundo o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, a área é constantemente acompanhada pela prefeitura.

A interdição da via no bairro também tem atrapalhado quem passa ou vive na região. Itinerários de 22 linhas de ônibus que passam pelo local foram alterados devido ao bloqueio da Ladeira da Montanha.

"Pego um ônibus que faz uma volta terrível, a gente perde bastante tempo", desabafou Sirla Pires, que trabalha na região.

Para conseguir acessar ruas próximas à Ladeira da Montanha, passageiros têm utilizados vans clandestinas, que não são regulamentadas e não oferecem segurança. As pessoas pagam entre R$ 2 e R$ 3 para ter acesso ao transporte.

Em nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) afirmou que cabe ao Iphan realizar intervenções no casarão. Já a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) pontuou que irá intensificar a fiscalização de transportes na região e acrescentou que o itinerário dos ônibus será normalizado quando as condições de segurança forem reestabelecidas.

Siga a coluna no Facebook e no Instagram para não perder nada.

por Redação 2JN - G1Ba

Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb


Postagens Relacionadas