Cidades de Lençóis
Lençóis é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2024 era de 11.170 habitantes.
Conhecida como portal da Chapada Diamantina, Lençóis é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e possui a maior infraestrutura da região, com aeroporto, várias opções de hospedagem, alimentação e agências de turismo.
Com história e cultura herdadas do garimpo, a cidade possui inúmeros casarios do século XIX, e conta com um ar cosmopolita, com a presença de turistas do mundo inteiro circulando pelas suas ruas estreitas e calçadas de paralelepípedo.
História
A cidade de Lençóis é famosa por ser o principal destino turístico da Chapada Diamantina possuindo uma boa infraestrutura para atender os turistas que visitam o parque. A cidade tem, porém, outra riqueza além da deslumbrante beleza natural entorno: seu conjunto arquitetônico e paisagístico, tombado pelo Iphan, em 1973.
O patrimônio histórico e cultural de Lençóis é herança da época em que a cidade foi a maior produtora mundial de diamantes e a terceira cidade mais importante da Bahia, na segunda metade do século XIX. A riqueza da Lençóis transparecia na importação de artigos de luxo e até na instalação de um vice-consulado da França para facilitar o comércio com este país.
O povoamento da cidade teve início em 1845, com a descoberta de minas de diamante na Chapada. Desmembrada do município de Santa Isabel do Paraguaçu (atual Mucugê) com o nome de Vila de Lençóis, em 1856, foi elevada à categoria de cidade em 1864.
O Garimpo
O garimpo foi atividade típica local, nas Lavras Diamantinas. Desde os primeiros tempos de mineração, a região foi salpicada com ranchos, bateias e outros instrumentos para busca de diamantes e carbonatos.
Na base das rochas, encontram-se planícies em redor das águas. As jazidas de diamantes estão nessa camada, bem como nos leitos de rios, riachos e nos canais naturais.
Ali, homens trabalhavam ao som do disco giratório (bateia) e o bater das águas na roda que impulsionava a indústria que fazia brilhar as gemas que ornaram as damas de então e de hoje.
O Coronelismo
Lençóis foi a "capital das Lavras", com um vice-consulado francês e apontada como "Vila Rica da Bahia". Depois de todo esse progresso, porém, a região transformou-se no maior centro do coronelismo e da "jagunçada" na região da Bahia.
A década de 20 foi o auge do barbarismo na região: uma época dos chamados "homens valentes", onde o modo de resolver conflitos era medieval (vulgo "revólver na cinta"), e das gatas-bravas (mulheres guerrilheiras).
No sertão baiano, homem valente já foi sinônimo de jagunço. Lutador por ideal ou profissão, jagunço não era o mesmo que cangaceiro. Era "soldado" (entre aspas, porque serviam a um "coronel" entre aspas) sertanejo, a serviço de uma causa e de um chefe (cujo mando era a força, não a lei ou o reconhecimento da população), que, segundo o mito, desconhecia o medo no campo de batalha. No entanto, era apenas mais um pobre, excluído da história do Brasil, servindo ao poder local, muitas vezes contra a lei e o Estado de Direito (mas as notícias jamais chegavam ao governo central).
A cidade de Lençóis está a 394 metros de altitude, fica localizada na Chapada Diamantina, e é famosa por ser o principal destino turístico da região. Os amantes da natureza têm Lençóis como um destino obrigatório.
De 1980 até 1994 o turismo a cidade recebia poucos turistas. Nesse período, os turistas que visitavam Lençóis eram geralmente jovens mochileiros de aproximadamente 25 anos. O turismo se expandiu na cidade e conta com uma ótima infraestrutura para absorver a demanda do turismo. Visitam Lençóis cerca de 120.000 turistas por ano, que ficam em média 8 dias na cidade.
Em 1985, foi criado o Parque Nacional da Chapada Diamantina para proteger e preservar a área.
Dentre os principais pontos turísticos do município estão:
![]() |
Cachoeira do Mosquito |
![]() |
alto do cajueiro |
- Cachoeira do Mosquito
- Serrano
- Ribeirão do Meio
- Cachoeira do Sossego
- Poço do Diabo
- Cachoeira da Fumaça
- Serra das Paridas
- Salão das Areias Coloridas
![]() |
Ribeirão do Meio |
![]() |
Cachoeira da Fumaça |
Personalidades
Entre os lençoenses ilustres estão:
- Afrânio Peixoto, médico e escritor;
- Dom Obá II d'Africa, militar e líder abolicionista;
- Gemerson Silva Barbosa, atleta de basquetebol;
- Marinho de Oliveira Franco, músico;
- Nildéia Andrade, poetisa e educadora;
- Orlando Senna, cineastra, escritor e jornalista;
- Urbano Duarte de Oliveira, escritor.
Modelos de Sites Para Prefeituras - Jornalísticos - TV e Radio Web - Lojas Virtuais
A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil
Fundação: 1844 (181 anos)
População total (2024): 11.170 hab.
Densidade: 9 hab./km²
Clima: Semiárido
Mesorregião: Seabra
Microrregião: Seabra
Território de Identidade: Chapada Diamantina
Site Oficial: https://www.lencois.ba.gov.br/
Fonte: wikipedia - IA
População total (2024): 11.170 hab.
Densidade: 9 hab./km²
Clima: Semiárido
Mesorregião: Seabra
Microrregião: Seabra
Território de Identidade: Chapada Diamantina
Site Oficial: https://www.lencois.ba.gov.br/
Fonte: wikipedia - IA
0 Comentários