Cidade de Caetité
Caetité é um município brasileiro no interior do estado da Bahia, localizado no Alto Sertão. Distante 645 quilômetros da capital do estado, Salvador, possui uma população de 54 572 habitantes, conforme a estimativa do IBGE de 2024.
"Caetité" deriva da língua tupi, e significa "mata da pedra grande", através da junção dos termos ka'a (mata), itá (pedra) e eté (verdadeiro).[7] É uma referência à formação rochosa a leste da cidade conhecida por "Pedra Redonda".[8] Antes de ter a grafia atual, foi também chamada de Cahitaté e Caeteté.
A região de Caetité originalmente era habitada por povos indígenas do tronco macro-jê, como os tupinaens, pataxós e maracás, havendo também a referência de que no século seguinte a região entre Minas do Rio de Contas e Caetité era ocupada pelos índios aracapás.
PREVISÃO DO TEMPO
VEJA TAMBÉM
Geografia
Além da sede, possui quatro distritos com as seguintes distâncias desta: Brejinho das Ametistas, a 24 km; Caldeiras, a 60 km; Maniaçu, a 28 km e Pajeú do Vento, a 26 km. Além disso, alguns povoados de maior importância se destacam, como Anguá, Campinas, Juazeiro, Santa Luzia e Umbuzeiro.[carece de fontes]
![]() |
Brejinho das Ametistas |
O município apresenta características de cerrado e caatinga, estando aqueles presentes nas partes altas. Em meio ao cerrado, denominado localmente de "gerais", surgem ilhas de mata com características de floresta tropical, chamadas de "capões".[carece de fontes] Os principais problemas ecológicos apresentados são o desmatamento indiscriminado, para a produção de carvão (destinado ao consumo das grandes siderúrgicas de Minas Gerais), bem como para atender ao polo ceramista local.[carece de fontes] Em Caetité, foram identificadas diversas espécies vegetais, algumas delas únicas (caso da palmeira "coco-de-vassoura"), estudadas boa parte delas pelo New York Botanical Garden, na década de 1980.
Economia
Na pecuária, destaca-se com um rebanho bovino com mais de 32 000 cabeças. Na mineração, conta com ricas jazidas de urânio, ametista, manganês e ferro (esta descoberta no começo do século XXI). Na indústria, possui importantes manufaturas têxteis e é polo regional na cerâmica.
Turismo
Caetité, na Bahia, tem vários pontos turísticos, como praças, igrejas e estádios, além de outros locais de interesse:
Praça da Feira Velha: Local histórico que marca o início da povoação de Caetité, com prédios históricos, uma quadra poliesportiva, uma pista de caminhada e um anfiteatro.
Parque das Árvores: Local arborizado com bares, restaurantes, sorveterias e uma quadra de basquete e futsal
Casa Anísio Teixeira: Uma mistura de museu, cinema e casa de eventos, com pessoas que conhecem bem a história de Anísio
Catedral de Nossa Senhora de Santana: Um dos pontos turísticos de Caetité
Praça da Juventude: Um dos pontos turísticos de Caetité
Estádio Paulo Souto: Um dos pontos turísticos de Caetité
Mercado Municipal de Caetité: Um dos pontos turísticos de Caetité
![]() |
Camara Municipal |
![]() |
Prefeitura atual |
Modelos de Sites Para Prefeituras - Jornalísticos - TV e Radio Web - Lojas Virtuais
A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil
Fundação: 1754 (269–270 anos) (criação da freguesia)
Emancipação: 5 de abril de 1810 (214 anos) (criação da vila)
12 de outubro de 1867 (157 anos) (criação da cidade)
População total (2024): 54 572 hab.
Densidade: 20,6 hab./km²
Clima: Tropical (Aw)
Mesorregião: Mesorregião:
Microrregião:
Fonte: wikipedia - IA - raquelprofessorinha
0 Comentários