Cidade de Vitória da Conquista
Vitória da Conquista é um município brasileiro no interior e sudoeste do estado da Bahia. Sua população, segundo estimativa de 2024 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 394 024 habitantes, o que faz dela o terceiro maior município do estado, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana, e o 15° do Nordeste.[10][11] É uma das trinta cidades que integram a Região Imediata de Vitória da Conquista que, por sua vez, é uma das cinco regiões imediatas que integram a Região Intermediária de Vitória da Conquista. Sendo também um dos 24 municípios integrantes do Território de Identidade Sudoeste Baiano proposto pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.
A história da cidade de Vitória da Conquista, na Bahia, está marcada por vários acontecimentos, como a colonização, a emancipação política e a mudança de nome:
- Povos indígenas: O território atual de Vitória da Conquista foi habitado pelos povos Mongoyó, Ymboré e Pataxó.
- Colonização: Os portugueses e espanhóis tomaram terras dos índios.
- Vila Imperial da Vitória: Em 1840, o arraial de Arraial da Conquista se tornou a Vila Imperial da Vitória, após se desmembrar de Caetité.
- Emancipação política: Em 1891, a Vila Imperial da Vitória se tornou a cidade de Conquista.
- Mudança de nome: Em 1943, o nome do município foi alterado para Vitória da Conquista, devido ao nome Conquista ser igual ao de um município mais antigo, em Minas Gerais.
- A cidade de Vitória da Conquista é uma importante rota comercial, que liga o nordeste ao sudeste. A economia da cidade é baseada na pecuária, no algodão, na extração de óleo de copaíba e na agricultura de subsistência.
- Vitória da Conquista é a terceira maior cidade do estado da Bahia, com quase 400 mil habitantes.
![]() |
Cristo Crucificado de Mário Cravo. |
A cidade detém o Cristo Crucificado da Serra do Peripiri, de Mário Cravo, executada entre os anos de 1980 e 1983, com as feições do homem sertanejo, sofrido e esfomeado, medindo 15 metros de altura por 12 de largura, a Reserva Florestal do Poço Escuro[54] e o Parque municipal da Serra do Periperi, onde se encontra a espécie endêmica Melocactus conoideus além de eventos como São João da cidade e o Festival de Inverno Bahia, evento de inverno oficial da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo de Televisão na Bahia. O Museu da História Política, Casa de Régis Pacheco, contém um acervo de quadros com todos os políticos que governaram a cidade desde a sua emancipação, além de mostrar a arquitetura preservada da metade do século XX.
![]() |
Arquidiocese de Vitória da Conquista. |
Dos vários monumentos, destacam-se: Monumento Getúlio Vargas, Monumento aos Bandeirantes, Monumentos aos dez Mandamentos, Monumento aos Imigrantes, Monumento aos Ex-Pracinhas da Segunda Guerra Mundial, o Monumento ao Príncipe Maximiliano,[55] o Monumento ao Índio, o Monumento da Bíblia Sagrada, o Monumento às Águas, o Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos da Bahia no período do regime militar instalado em 1964, localizado no Jardim das Borboletas (Praça Tancredo Neves) e o Monumento a Jacy Flores. Este último monumento, além da vida da homenageada, a primeira mulher comerciante legalmente estabelecida em Vitória da Conquista, descendente do casal fundador do Arraial da Conquista, Josefa e João Gonçalves da Costa, relata também a ligação histórica entre Vitória da Conquista, na Bahia e Chaves em Trás os Montes, com trabalhos em faiança portuguesa, representando o brasão de cada uma destas duas cidades. Fazem parte ainda deste conjunto mais de vinte árvores de Pau Brasil, plantadas em 10 de fevereiro de 2004, data da inauguração, representando os índios (moradores primitivos), os colonos e os os atuais moradores. Parques municipais e rios Entre os atrativos turísticos da cidade, encontra-se o "Poço Escuro", uma reserva florestal sob administração do poder público, com diversas trilhas e flora e fauna preservadas perto da BR 415. Onde se encontra o Caminho de Santiago do Piripiri[60] localizado na Serra do Peripiri, inicia no Ibc-Capinal e finaliza no Poço Escuro, foi implantado pelos Peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela, a Abacs, e representando um dia andando neste caminho na Espanha.
![]() |
Fim de tarde na Avenida Olívia Flores, uma das mais movimentadas da cidade. |
O Rio Peripiri também é conhecido como, Riacho da Vitória, Córrego do Poço Escuro, Rio Berruga e Rio "Verruga", em referência ao Arraial da Verruga, atualmente Itambé, onde fica a sua foz no Rio Pardo.
![]() |
Vista da Praça Tancredo Neves. |
![]() |
Serra do Marçal - Vitória da Conquista. |
- Fundado em 7 de janeiro de 1978
- Conquistou o título da Série B do Baianão em 1994
- Participou da Série A e do Campeonato Baiano Feminino
- Fundado em 21 de janeiro de 2005
- Destaca-se por suas conquistas no futebol baiano
- Participou do Campeonato Brasileiro da Série C
- Participou da Copa Governador do Estado da Bahia
- Fundada em outubro de 2012 por Claudir Oliveira, ex-jogador do Bahia
- Participou do Brasileirão Feminino A2 em 2021
![]() |
Estádio Lomanto Junior |
Modelos de Sites Para Prefeituras - Jornalísticos - TV e Radio Web - Lojas Virtuais
A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil
População total (2022): 370.879
Densidade: 114 hab./km²
Clima: Tropical de altitude (Cwa)
Mesorregião: Centro-Sul Baiano
Microrregião: Vitória da Conquista
Território de Identidade: Região Sudoeste
Site Oficial: www.pmvc.ba.gov.br (Prefeitura) @pmvconquista
Fonte: Wikipedia - IA
0 Comentários