Cidade de Senhor do Bonfim
Senhor do Bonfim é um município brasileiro localizado no centro-norte do estado da Bahia. Localizado a 375 quilômetros da capital estadual Salvador, sua população, conforme a estimativa do IBGE de 2024, era de 74 523 habitantes.
A história da formação de Senhor do Bonfim está diretamente relacionada à busca de ouro e pedras preciosas e à introdução da criação de gado no sertão baiano. Em fins do século XVI, portugueses pertencentes à Casa da Torre, organizavam expedições com destino ao rio São Francisco e às minas de ouro de Jacobina, iniciando a ocupação do interior da província e a formação de vias de comunicação com o litoral.
Um dos primeiros exploradores a visitar a região do município de Senhor do Bonfim, a qual teve como habitantes originais os indígenas cariris, foi Robério Dias, no início do século XVII. Foi ele quem nomeou a Serra da Maravilha, localizada no território municipal.
VEJA TAMBÉM
Situado em zona de passagem dessas expedições, estabeleceu-se no território do atual município uma rancharia de tropeiros no século XVII, servindo de pouso para vaqueiros, bandeirantes e desbravadores que transitavam naquela região. Na mesma época, dentro da estratégia de catequese das populações indígenas, foi criado o arraial da Missão do Sahy a partir de 1697, dirigido pela Ordem dos Frades Menores ou Ordem dos Padres Franciscanos. No Arraial, estabelecido nas proximidades de uma aldeia pataxó, foram construídos convento e igreja sob invocação de Nossa Senhora das Neves. Em 1720, o arraial do Sahy passou à categoria de Vila, sediando a comarca de Jacobina até 1724, quando a sede foi transferida para a Vila de mesmo nome.
Com o crescimento da atividade pecuária, a expansão das pastagens e o conseqüente avanço da ocupação do sertão baiano, formou-se uma povoação ao redor da antiga rancharia, às margens da estrada das Boiadas Em 1750, o núcleo contava com várias edificações e com população estabelecida, recebendo a denominação de arraial de Senhor do Bonfim da Tapera. Em 1885 a vila foi elevada à categoria de cidade, passando a chamar-se Senhor do Bonfim.
Localidades
Possui quatro Distritos: Senhor do Bonfim (Sede), Carrapichel, Igara e Tijuaçu.
Outras Localidades: Baraúna, Barro, Cariacá, Itapicuru, Missão do Sahy, Quicé, Tanquinho e Umburanas.
Geografia
A cidade está localizada no sopé sul da Serra do Gado Bravo, extensão da Chapada Diamantina, na Cordilheira do Espinhaço. Sua altitude, na região central da cidade, é de 453 metros acima do nível do mar, mas possui locais na extensão do município com altitude superior a 600 metros. Por ter localização privilegiada, é sempre verde em todos os meses do ano, sempre abastecida de frutas e verduras da região denominada "Grota", nos vales da cordilheira.
![]() |
Chapada Diamantina |
Economia
A base da economia do município está no setor terciário (comércio e serviços), que atrai consumidores de várias cidades próximas, a extração mineral na região, que também colabora para a movimentação financeira e, em menor escala, a agropecuária.
Cultura
Senhor do Bonfim é considerada a Capital Baiana do Forró. Sua Festa de São João, que é o maior evento junino da Bahia e está entre os maiores do Brasil, é muito conhecida pela guerra de espadas (proibida desde 2017 por decisão do TJ-BA com fulcro no art. 16 do Estatuto do Desarmamento)[19] e pela tradição cultural de seu povo de acender fogueiras em frente às suas residências. As noites juninas são animadas por inúmeros grupos de forró e desfiles de 'quadrilhas', que seguindo a tradição portuguesa consiste em pares que executam várias evoluções de passos de dança, sempre ao ritmo do forró pé de serra. Além disso, Senhor do Bonfim conserva um patrimônio histórico, com casas coloniais e igrejas.
Turismo Ecológico
O turismo ecológico é uma das atividades emergentes do município. A Reserva do Grunga, com suas nascentes bem preservadas, ganha destaque. A vegetação mistura espécie da caatinga com flores serranas, principalmente variadas orquídeas, bromélias e sempre vivas.
![]() |
Tijuaçu é um distrito da cidade, remanescente de quilombolas. |
Senhor do Bonfim, na Bahia, tem vários pontos turísticos e atividades para fazer, incluindo:
- Trilha dos Trilhos: Uma trilha que começa no Quilombo Urbano do Alto da Maravilha e vai até o povoado de Missão do Sahy, passando pelos trilhos do trem da grota. É possível tomar banho na Pedra da Baleia e apreciar a natureza.
- Basílica do Senhor do Bonfim: Uma das atrações imperdíveis da cidade.
- Festas juninas: Senhor do Bonfim é conhecida pela forte tradição de festas juninas.
- Forró: A cidade é considerada a capital baiana do forró.
Outros pontos turísticos de Senhor do Bonfim são:
- Praça Nova do Congresso
- Mercado Municipal Senhor do Bonfim
- Praça do Bosque
- Parque da Cidade de Senhor do Bonfim
- Estádio Municipal Pedro Amorim
- Central Shopping
- Terminal Rodoviário de Senhor do Bonfim
- Arena Hall Bonfim
- Clube das Águas
- Centro Cultural Ceciliano de Carvalho
![]() |
Igreja Matriz SENHOR DO BONFIM |
Modelos de Sites Para Prefeituras - Jornalísticos - TV e Radio Web - Lojas Virtuais
A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil
0 Comentários