Cidade de Itamaraju
Itamaraju é um município brasileiro no interior e extremo sul do estado da Bahia, Região Nordeste do país. Ocupa uma área de cerca de 2 360 km², sendo que 11,8 km² estão em perímetro urbano. Sua população foi estimada em 62 065 habitantes em 2024 pelo IBGE.
Emancipou-se em 5 de outubro de 1961, desmembrado do município de Prado.
A história da cidade de Itamaraju, na Bahia, está ligada à descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral e à presença de índios pataxós na região:
- Em 1500, a frota de Cabral avistou o Monte Pascoal, no atual município de Prado, onde Itamaraju está localizada.
- A região era habitada por índios pataxós e atraiu exploradores para a extração de madeira, facilitada pelo Rio Jucuruçu.
- Por volta de 1895, o povoado de Dois Irmãos, em homenagem aos Santos Padroeiros Cosme e Damião, deu origem à atual cidade de Itamaraju.
- A cidade foi anteriormente denominada Vila do Escondido, devido à presença de desertores da Guerra do Paraguai que se esconderam no local.
- Em 5 de outubro de 1961, Itamaraju emancipou-se do município de Prado, através da Lei Estadual nº 1.509.
- O nome Itamaraju vem da língua tupi-guarani e significa "Rio das Pedras" ou "Pedra das árvores do Jucuruçu", em homenagem ao rio que banha a sede do município.
Turismo
Seu principal ponto turístico é o Monte do Pescoço, que é exposto até na bandeira do município. Itamaraju possui a missão histórica de ser a cidade guardiã do "Monte Pascoal", primeira porção continental brasileira avistado por Pedro Álvares Cabral.[16] Itamaraju faz partes das famosas "Serras Baixas" descritas na Carta de Pero Vaz de Caminha em 1500, por ocasião do descobrimento do Brasil. Era aqui o campo de caça dos índios encontrados por Cabral.
![]() |
Formações rochosas no município |
Fundação: 10 de maio de 1961 (63 anos)
Emancipação: 5 de outubro de 1961 (63 anos)
População total (2024): 62.065 hab.
Densidade: 26,3 hab./km²
Clima: tropical quente úmido (Aw)
Fonte: Wikipedia
0 Comentários