Cidade de Itacaré

Itacaré tem suas origens mais remotas em uma aldeia indígena que vivia da caça, pesca e agricultura de subsistência em margem do Rio de Contas. Nesta região a colonização portuguesa teve início por volta de 1530, com a implantação das capitanias hereditárias. Os portugueses trouxeram consigo os Jesuítas que tinham como um de seus objetivos a demarcação de terras.

O topônimo "Itacaré" se originou do tupi antigo: significa "jacaré de pedra", através da junção dos termos itá (pedra) e îakaré (jacaré).


 
Siga a coluna no Facebook e no Instagram para não perder nada.

PREVISÃO DO TEMPO

História

Por volta do ano 1000, a região foi invadida pelos tupis, que expulsaram os antigos habitantes, falantes de línguas do tronco linguístico macro-jê, para o interior do continente. No século XVI, quando os primeiros europeus chegaram à região, ela estava ocupada pela etnia tupi dos tupiniquins.[8] No século XVI, o jesuíta Luís da Grã fundou uma capela dedicada a são Miguel. O jesuíta, então, batizou a povoação ao redor da capela como "São Miguel da Barra do Rio de Contas", juntamente com o município de Ubaitaba, que chamava-se Itapira, sede do município de São Miguel da Barra do Rio de Contas.

A povoação foi elevada a sede de município em 1732 e Ubaitaba (até então denominada Itapira), tornou-se seu distrito, por obra de dona Maria Athaíde e Castro, a condessa do Resende, donatária da capitania de Ilhéus.[9] O município passou a ter a sua designação atual somente em 1931.

Itacaré e Ubaitaba foram desmembradas pelo decreto nº 8567 de 27 de julho de 1933.



Economia

A principal fonte de economia da cidade é o ecoturismo, que responde por mais de 90% do seu produto interno bruto (PIB). Os principais segmentos turísticos trabalhados são ecoturismo, sol e praia, turismo de aventura e esportivo.

Turismo

Itacaré é um dos mais famosos destinos entre as praias da Bahia, mas não são apenas as faixas de areia à beira-mar que atraem visitantes durante todo o ano. Cercada por vegetação de Mata Atlântica e com terreno montanhoso, Itacaré também presenteia os viajantes com deliciosas cachoeiras e rios que permitem diversos passeios fora do mar. O turismo que prevalece na região é totalmente voltado para a natureza, seja na prática de esportes (como o surfe), em passeios de arvorismo, na prática de rafting em corredeiras ou em lindas trilhas em meio à vegetação bem preservada.

praia-de-sao-jose-itacaré

As praias de Itacaré são divididas entre urbanas e rurais. 

Entre as praias urbanas mais preservadas, os destaques são a Praia do Resende, Praia da Tiririca, Praia do Costa e Praia da Ribeira, todas localizadas no Caminho das Praias.
praia-do-costa
Praias rurais

As praias rurais de Itacaré são as que oferecem acesso a partir da rodovia BA-001, com ou sem trilha, sendo que essas são as praias mais bem preservadas da cidade. Apesar de a classificação dar a ideia de serem praias muitos distantes e de difícil acesso, na prática não é bem assim. A Praia de Itacarezinho, por exemplo, é a mais distante da cidade e está localizada a apenas 15 km do centro de Itacaré. Aliás, Itacarezinho está entre as mais lindas praias da região, com mais de 3 km de areia quase deserta e repleta de coqueiros.

prainha-itacaré

Além de Itacarezinho, a Trilha das Quatro Praias leva também às espetaculares Praia da Engenhoca, Praia Havaizinho e Praia da Camboinha (ou Gamboa). Todas imperdíveis! O trajeto total da trilha tem 4 km. Aproveite cada parada de descanso para um bom banho de mar.

praia-de-itacarezinho

A Mata Atlântica que cerca a Costa do Cacau e a cidade de Itacaré é um presente para os turistas que gostam não só de praias, mas também de cachoeiras. Em Itacaré, será possível ir além da água do mar e investir em alguns passeios pelas águas doces e geladas em meio à mata.

cachoeira-tijuipe

itacare a noite


A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil

Fundação: 26 de janeiro de 1732 (292 anos)
População total (2024): 29.337 hab.
Densidade: 40,4 hab./km²
Clima: tropical quente e úmido
Mesorregião: Região Sul
Microrregião: Ilhéus-Itabuna
Território de Identidade: Litoral Sul
Site Oficial: https://itacare.ba.gov.br/
Fonte: wikipedia - melhores destinos

Postagens Relacionadas