Cidade de Ilhéus

 Cidade de Ilhéus


A história de Ilhéus, na Bahia, é marcada por diversos acontecimentos, como a fundação da cidade, a produção de cacau, a crise econômica e a diversificação da economia: 

Palácio Paranaguá

Fundação

A cidade foi fundada em 1536 como "Vila de São Jorge dos Ilheos" pelo capitão-mor espanhol Francisco Romero. O nome remete à presença de várias ilhas na região. 

Baía do Pontal

Produção de cacau

A partir do século XVIII, Ilhéus prosperou com a produção de cacau, tornando-se uma das cidades mais ricas da Bahia. Até 1890, o plantio do cacau foi feito por estrangeiros. 

Plantação de Cacau

Crise econômica

Na década de 1980, a cidade enfrentou uma forte crise econômica devido à praga da vassoura-de-bruxa, que atacou as plantações de cacau. 

Diversificação da economia

Para superar a crise, a comunidade e o governo investiram em outras áreas, como o turismo, a produção de chocolate artesanal e a criação de um parque tecnológico. 

Geografia

Localizado na Região Cacaueira e Região Econômica Litoral Sul da Bahia, o município de Ilhéus é formado pelos distritos de Aritaguá, Banco Central, Castelo Novo, Couto, Inema, Japú, Pimenteira, Rio do Braço e Olivença. O município faz divisa ao norte com os municípios de Aurelino Leal, Itacaré e Uruçuca, ao sul com Una, ao sudoeste com Itabuna e Buerarema, ao oeste com Itajuípe e Coaraci, ao noroeste com Itapitanga e ao leste com o Oceano Atlântico.

Ilhéus - década de 70

Por se caracterizar como uma sub-região tropical e úmida, o clima é fundamental na definição do quadro natural, na medida em que configura os tipos de solo e a forma do relevo, variedade da vegetação e a rede hidrográfica. Essa região está inserida na Região Administrativa da Água - RAA - Bacia do Leste, onde se destacam os rios Cachoeira, Almada e Santana.

Quanto ao relevo, o município se caracteriza por apresentar um contexto diversificado com: o planalto pré-litorâneo, planalto costeiro, tabuleiros costeiros e planície costeira. Ilhéus é constituída pelos morros de São Sebastião, Tapera, Vitória, Boa Vista, Conquista, Basílio, Esperança, Coqueiro, Amparo e Soledade, que impuseram restrições à expansão do município ao sul pela baía do pontal, ao norte pelos manguezais, pelo canal artificial Itaípe e pelo Rio Almada, e a oeste pelo Rio Itacanoeiros. Dessa forma, a área urbana é caracterizada pela presença de morros, colinas, fundos de vale e outeiros.

A Mata Atlântica é a vegetação predominante no município de Ilhéus, formada sobretudo por árvores de médio e grande porte e com biodiversidade incalculável. Além dessa vegetação, destacam-se as áreas de restinga, predominante na linha de praias, e uma grande faixa de manguezais, dentre os quais se destaca o manguezal do Rio Cachoeira, um dos mais extensos, cerca de 10 km. Nesta área se forma um estuário conhecido como Coroa Grande,onde se encontram o Rio Cachoeira, o Rio Santana e o Rio Itacanoeira, conhecido como Rio Fundão. Além destes rios, faz parte da rede hidrográfica do município de Ilhéus, a bacia do Rio Almada.

Catedral de São Sebastião na década de 1980

O município possui duas unidades de conservação, a APA da Lagoa Encantada e o Parque Municipal da Boa Esperança.

Na agricultura se destaca a lavoura cacaueira, mas existem outras atividades agrícolas como coco, banana, cupuaçu, jaca, graviola, mandioca,feijão,pupunha, dendê e a pecuária.


 
Siga a coluna no Facebook e no Instagram para não perder nada.

PREVISÃO DO TEMPO

Turismo

Capital turística da Costa do Cacau, é considerada por muitos, terceiro maior ponto turístico da Bahia.

O Município de Ilhéus tem potencial para se destacar como um polo turístico, em função de alguns atrativos artísticos, culturais, folclóricos, além de extensas áreas costeiras, vasto patrimônio histórico, festas e manifestações populares. A maior parte do patrimônio arquitetônico de Ilhéus está intrinsecamente relacionado à época de ouro da lavoura cacaueira.

Tal período é abordado nos romances de Jorge Amado e impulsiona o turismo cultural, na medida em que revela imagens que ilustram tanto aspectos culturais quanto econômicos, naturais, históricos e arquitetônicos da região. Neste contexto o leitor-turista tem especial interesse em conhecer e identificar locais habitados pelos personagens amadianos e, ao mesmo tempo, conhecer a história e a cultura da cidade. Nos romances, o escritor faz referências a bairros, ruas, praças, casas e igrejas da cidade que serviram de cenário para suas narrativas. Lugares como o Bar Vesúvio, a Igreja Matriz de São Jorge, a Catedral de São Sebastião, o Bataclan e o Antigo Porto.

Palácio Paranaguá

População
Em 2022, a população era de 178.649 habitantes e a densidade demográfica era de 112,46 habitantes por quilômetro quadrado. Na comparação com outros municípios do estado, ficava nas posições 8 e 32 de 417. Já na comparação com municípios de todo o país, ficava nas posições 167 e 686 de 5570.

Clima

Como a maioria das cidades do litoral sul-baiano, possui um clima tropical úmido com médias pluviométricas anuais entre 2 000 e 2 400 milímetros, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, sendo o verão o período de maior precipitação. Possui temperatura média compensada anual em tornos dos 25 °C, tendo, no período de inverno, média de 21 °C, com média das máximas de 26 °C e a das mínimas de 18 °C. Durante o verão, possui média de 26 °C, com médias máximas de 29 °C e mínimas de 22 °C.

O dsitrito de Olivença está situada a 19 quilômetros ao sul da sede do município de Ilhéus no Estado da Bahia. É a única estância hidromineral localizada na faixa litorânea do Brasil.

Olivença é dirigida por um Administrador e possui cinco regionais: Acuipe – Águas de Olivença – Banco de São Pedro – Parque de Olivença e Sapucaieira.

1700-Aldeia de Nossa Senhora da Escada foi o primeiro e principal Aldeiamento Jesuítico no sul da Bahia. No alto da colina os índios e os jesuítas construiram a Igreja de Nossa Senhora da Escada.

Demografia

Segundo o Censo 2022 do IBGE, a população de Ilhéus é de 178 649 habitantes. É um dos dez municípios mais populosos da Bahia.

Em 2015, o salário médio mensal dos trabalhadores formais no município era de 2,7 salários mínimos, e a proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 19,8%.


Modelos de Sites Para Prefeituras - Jornalísticos - TV e Radio Web - Lojas Virtuais


A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil

Subdivisões

Bairros

Ilhéus, em sua sede, tem entre 22 e 27 bairros. O bairro mais populoso é Teotônio Vilela, com 17 221 habitantes, de acordo com o Censo 2022 do IBGE.

Distritos

Ilhéus tem dez distritos, com as seguintes denominações: Ilhéus (sede), Aritaguá, Banco Central, Castelo Novo, Coutos, Inema, Japu, Olivença, Pimenteira e Rio do Braço.

Olivença - Distrito de Ilhúus

Economia

Após a década de 1990, com a crise gerada pela monocultura do cacau, resultante da disseminação do fungo da vassoura de bruxa que dizimou toda a lavoura cacaueira da região sul da Bahia, surgiu a necessidade de alternativas de desenvolvimento econômico, dentre as quais destacam-se o turismo e o atividade industrial (a criação do polo de Informática).

O setor de turismo, com uma trajetória própria, foi sustentado pelas vocações do município, em especial as belezas naturais, a história e a cultura amplamente divulgadas nas obras literárias de Jorge Amado.

Junto a esse setor, cresceu também o setor de serviços associados ao turismo e lazer tais como: transportes, hospedagem, produção cultural e alimentação.

Outro setor no qual Ilhéus destaca-se em toda a Mesorregião do Sul Baiano, é o setor industrial. O município possui com um distrito industrial onde estão instaladas diversas indústrias para manuseio e transformação do cacau, além do polo de informática.

Distrito industrial


Esporte

A história do futebol em Ilhéus, Bahia, é marcada por vários clubes, como o Ilhéus Atlético Clube, o Colo-Colo de Futebol e Regatas, e o Barcelona Futebol Clube.

Ilhéus Atlético Clube
  • Fundado em 15 de maio de 1944
  • Participou do Campeonato Baiano em quatro ocasiões
  • O clube está desativado, mas tentou ser reativado em 1990
Barcelona Futebol Clube Fundado em 17 de setembro de 2019
  • Foi o primeiro clube empresa do sul da Bahia
  • Filiou-se na Federação Baiana de Futebol em 22 de outubro de 2019
  • Conquistou a Segunda Divisão do Campeonato Baiano em 2021
Colo-Colo de Futebol e Regatas
  • Fundado em 1948
  • Em 2024, retornou à elite do futebol baiano após uma campanha impressionante na Série B do Campeonato Baiano
O Estádio Mário Pessoa foi construído em 1940 e foi inaugurado no último ano de governo do prefeito Mário Pessoa.
 Estádio Mário Pessoa
Fundação: 1534 (491 anos)
População total (2022): 178 649 hab.
Densidade: 112,5 hab./km²
Clima: Tropical
Mesorregião: Sul Baiano
Microrregião: Ilhéus-Itabuna
Território de Identidade: Litoral Sul
Fonte: wikipedia - IA
Sítio: www.ilheus.ba.gov.br (Prefeitura) www.camaradeilheus.ba.gov.br (Câmara)
CEP: 45650-000

Postagens Relacionadas