Cidade de Castro Alves
Castro Alves é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 12º45'56" sul e a uma longitude 39º25'42" oeste, estando a uma altitude de 278 metros. Sua população estimada em 2018 pelo IBGE era de 26 209 habitantes.
![]() |
Estátua do Poeta Castro Alves na Praça da Liberdade |
A história da cidade de Castro Alves, na Bahia, tem início no século XIII, quando a sesmaria Aporá foi dividida em duas. Uma das partes foi doada a João Evangelista de Castro Tanajura, que distribuiu as terras a pessoas que construíssem suas moradias e fazendas. Uma dessas fazendas foi a Curralinho, do capitão Antônio Brandão Marinho Falcão.
A cidade de Castro Alves foi fundada em 26 de junho de 1880 e recebeu o nome do poeta Antônio Frederico de Castro Alves. O povoado surgiu inicialmente com o mesmo nome da fazenda, a Curralinho, que era um pouso obrigatório dos tropeiros que iam em busca da mina do Rio de Contas.
A cidade de Castro Alves tem como principais atividades econômicas a extração de quartzo e feldspalto, a agropecuária e a indústria.
A cidade possui um museu no casarão da família de Castro Alves, que guarda a história do lugar e o acervo do poeta.
Patrimônio Histórico e Cultural
A famosa Feira-livre de Castro Alves
A feira-livre de Castro Alves é a maior de todo o recôncavo baiano e considerada por muitos como a maior e mais diversificada feira-livre do estado da Bahia. É um patrimônio cultural e histórico do município, vez que atrai pessoas, especialmente de várias cidades do recôncavo baiano; é uma tradição que já dura mais de 140 anos. Ainda na época que Castro Alves na Vila de Curralinho, por volta de 1870, existem registros que a feira livre além de existir, já atraída pessoas de vários povoados e vilas, que comercializavam alimentos, artigos de couro, alpercatas, celas, etc.
Casa-sede da Fazenda Curralinho - "O Casarão do Poeta"
Carinhosamente foi batizado pela população castro-alvense como “O Casarão do Poeta”. Essa importante e histórica construção era a antiga casa-sede da fazenda Curralinho, que mais tarde acabou dando origem ao povoado e à Vila de Nossa Senhora da Conceição do Curralinho, vindo a tornar-se a atual cidade de Castro Alves.
![]() |
Casarão da família de poeta abriga museu |
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Edificada no ano de 1875, é considerado um templo suntuoso, belo e imponente. Regularmente são realizadas missas e eventos católicos, que atraem uma grande quantidade de pessoas.
![]() |
Na Praça Dionísio Cerqueira está a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira de Castro Alves. |
Igreja de São José do Jenipapo
Essa igreja é considerada uma das grandes joias da arquitetura religiosa jesuíta e retrata um momento histórico de significativa importância para o patrimônio cultural. Está localizada às margens do rio Paraguaçu, na Vila do Genipapo. Construída em 1704, é uma edificação rural e um monumento tombado pelo IPHAN, com área construída de 300 m², localizada no centro de um grande terreiro (IPHAN, 2005).
![]() |
A Capela de São José do Genipapo, no distrito de Jenipapo, a 12km da sede. |
Praça da Liberdade e a estátua do poeta
A praça da Liberdade já foi chamada de praça São José. Está localizada próxima à prefeitura municipal, sendo uma das mais bonitas da cidade; nela encontra-se a famosa estátua do poeta Castro Alves, que foi esculpida por Humberto Cozzo, em Florença, Itália.[7] A estátua do poeta Castro Alves foi inaugurada em 14 de março de 1964, ano do centenário de seu nascimento. O nome de Praça da Liberdade é uma homenagem à luta do poeta através das suas poesias em favor da libertação dos escravos.
Existem ainda vários outros bens de relevante importância histórica e cultural, presentes no município:
Palacete do Dr. Rafael Jambeiro
Localizado no centro da cidade, na Avenida Rafael Jambeiro.
Prédio do Líder Clube Bomfim
Localizado próximo à Igreja Matriz.
Antiga Cadeia Pública
Atual prédio que abriga o 5º Pelotão da 27ª Companhia Independente de Polícia Militar, próximo à Câmara de vereadores.
![]() |
Antiga Cadeia Pública - atual casarão do 5º Pelotão da 27ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia - |
Capelas de São Roque e Santo Antônio
Localizadas cada uma, nos montes que levam os seus respectivos nomes. Desses dois pontos, é possível visualizar a praticamente toda a cidade do alto.
![]() |
Pôr do sol visto do Monte Santo Antônio onde foi inaugurada a Capela e Memorial de Santa Dulce dos Pobres. |
Conjunto de casarões em estilo colonial
Encontram distribuídos em vários locais da cidade, especialmente no centro.
Aeródromo de Castro Alves (SSRF)
Castro Alves possui um aeródromo público, registrado na ANAC, sob gestão do Governo do Estado da Bahia. Está localizado a 2,30 km distante da região central da cidade (próximo ao Hospital Regional de Castro Alves). O aeródromo permite o pouso e decolagem de aeronaves de pequeno porte.
Fundação: 26 de junho de 1880 (144 anos)
População total (est. IBGE/2021[2]): 26.369 hab.
Densidade: 36,9 hab./km²
Clima: tropical quente
Fonte: Wikipedia
0 Comentários