Cidade de Cairu - Bahia

Cairu é um município do estado da Bahia, no Brasil. Sua população, segundo a estimativa de 2024 do IBGE, é de 18.486 habitantes. Junto com Ilhabela, Cairu é um dos dois municípios-arquipélago brasileiros. É formado por 26 ilhas. Antes do descobrimento do Brasil, a região onde fica o município de Cairu era habitada pelos índios aimorés. 

Com a colonização portuguesa, na primeira metade do século 16, Francisco Romero tornou-se administrador da então Capitania de São Jorge dos Ilhéus. Ele, encantado com o clima ensolarado e agradável e a paisagem do local iniciou um povoado com a construções de pequenas casas, enfrentando até mesmo os aimorés.

Cairu foi fundado em 1608 (416 anos), e teve Emancipação em 30 de março de 1938 (86 anos),  faz parte do Baixo Sul, região que reúne 362 659 habitantes.

População total (2024) : 18.486 hab.


 
Siga a coluna no Facebook e no Instagram para não perder nada.

PREVISÃO DO TEMPO

VEJA TAMBÉM

Turismo

O arquipélago de Cairu está localizado na maravilhosa Costa do Dendê, no baixo sul da Bahia. É composto por 26 ilhas, sendo as maiores e mais famosas, Cairu, Tinharé e Boipeba.

Morro de São Paulo, uma das 36 ilhas de Cairu, Bahia.

A própria Cairu, cidade sede do arquipélago, é uma linda ilha repleta de importantes monumentos históricos que remontam aos primórdios da colonização. As outras ilhas habitadas são Boipeba e Tinharé, duas das mais bonitas ilhas do Brasil e compostas por diversos povoados antigos, lindos monumentos históricos e praias.

Ilha de Boipeba

Ilha de Tinharé


Praias: Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia, Praia do Encanto, Praia da Gamboa, Praia da Ponta da Pedra do Quadrado, Praia da Ponta dos Castelhanos, Praia de Bainema, Praia de Guarapuá, Praia de Moreré, Praia de Pratigi,,Praia de Tassimirim, Praia do Galeão, Praia do Pontal ou da Barra, Praia do Quadrado.

A cidade de Cairu apresenta dois sítios históricos e naturais, definidos pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC: o Centro Histórico da Cidade de Cairu e o Morro de São Paulo, chamado de Fortaleza de Tapirandú (O Forte), Farol do Morro e a Igreja Nossa Senhora da Luz. A localidade do Morro de São Paulo é conhecida como um dos maiores destinos turísticos do Brasil. É bom frisar que o município apresenta mais 14 monumentos históricos espalhados pela sua área geográfica.

O nome Cairu é indígena e deriva da palavra Aracajuru. Na língua indígena Tupi Guarani quer dizer “Casa do sol”. Nome que faz jus aos aspectos naturais de suas 26 ilhas. A população originária era composta por indígenas Aimorés e Tupiniquins. Além dos indígenas, os negros africanos e seus descendentes foram muito importantes no processo de formação da população, tanto que a comunidade cairuense é hoje predominantemente negra.

Ilha de Tinharé

Merece destacar que os núcleos populacionais no município de Cairu começaram a ter fluxos a partir de 1759, por conta das ações dos bandeirantes contra os indígenas. Ainda em relação aos aspectos da historiografia do município, no dia 16 de agosto de 1608 a cidade de Cairu foi elevada ao nome de Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu, colônia muito importante de Portugal. Ainda em 1608, foi desmembrada da Capitania de São Jorge dos Ilhéus. Cabe salientar que somente em 1938 a então Vila de Cairu passou a ser considerada cidade, a partir do Decreto-Lei Estadual em 30 de março de 1938. e então foi subdividido em 04 distritos: Cairu (sede), Galeão, Gamboa e Velha Boipeba.

Modelos de Sites Para Prefeituras - Jornalísticos - TV e Radio Web - Lojas Virtuais


A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil
Fundação: Fundação 1608 (417 anos)
Emancipação: 30 de março de 1938 (86 anos)
População total (2024): 18.486 hab.
Densidade: 41 hab./km²
Clima: Clima tropical úmido ou superúmido
Mesorregião: Sul Baiano
Microrregião: Valença
Site Oficial: https://www.cairu.ba.gov.br/
Território de Identidade: Baixo Sul
Fonte: wikipedia - Bahia Terra - Memorias do Baixo Sul

Postagens Relacionadas