Cidade de Cachoeira

Cachoeira é um município, no estado da Bahia, no Brasil. Situa-se às margens do Rio Paraguaçu. Está distante cerca de 120 km da capital do estado, Salvador. Sua área é de 395 quilômetros quadrados e a população, conforme estimativas do IBGE de 2024, era de 30 550 habitantes.

A cidade de Cachoeira, na Bahia, tem uma história rica e diversificada, marcada por momentos como a luta pela Independência do Brasil, o desenvolvimento do comércio e a preservação do patrimônio histórico: 

Luta pela Independência

Cachoeira foi fundamental na luta pela Independência do Brasil, sendo o local de nascimento do Conselho Interino de Governo, que criou o exército libertador. 

Centro de Artes Humanidades e Letras

Comércio

Cachoeira foi uma das vilas mais prósperas do Recôncavo Baiano, com um porto fluvial que servia como entreposto comercial para produtos do sertão. O açúcar era um dos pilares da economia da cidade. 

Patrimônio histórico

Cachoeira preserva um rico patrimônio histórico dos séculos XVIII e XIX, com inúmeros monumentos tombados. As ruas e ladeiras calçadas em paralelepípedos são um mergulho na história. 

Nome

O nome Cachoeira foi dado pelos índios, que o usavam para se referir ao mar grande, em referência à largura e quantidade de águas do Rio Paraguaçu. 

Decadência

A partir do final do século XIX, Cachoeira sofreu sucessivas crises econômicas, que levaram à perda de população e de importância. A ferrovia tornou-se obsoleta e o transporte fluvial decaiu, sendo suspenso em alguns momentos

Geografia

Subdivisões

Como outros municípios brasileiros, Cachoeira possui distritos e povoados além do distrito-sede do município. São eles: povoado da Pinguela, Santo Antônio de Tibiri, povoado do Saco, povoado do Tupim, povoado do Alecrim, povoado do Calolé, São Francisco do Paraguaçu, povoado da Formiga, povoado do Ponto Certo, Povoado da Murutuba e distrito de Capoeiruçu, Muritiba e Santiago do Iguape.

Bairros

Dentro da sede da cidade destacam-se os bairros do Caquende, Alto da Levada e Cucuí de Caboclo, Tororó, Faceira, Cucuí de São Cosme e São Damião, Virador, Alto do Jenipapeiro, Alto do Cruzeiro, Rosarinho.

Turismo

Patrimônios

Casa de Câmara e Cadeia Pública

Construída entre os anos de 1698 e 1712, a Casa de Câmara e Cadeia Pública situa-se no limite da parte plana de Cachoeira.

Igreja da Ordem Terceira do Carmo

O Conjunto do Carmo, formado pelo Convento e pela Igreja da Ordem Terceira do Carmo, possui notável valor histórico e monumental. Encontra-se na Praça da Aclamação, região tombada pelo IPHAN. A Construção é de 1715, em estilo barroco.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário

Construção do Século XVIII localizada entre a Rua Ana Nery e a Praça 13 de Maio, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário leva o nome da santa padroeira do município. A igreja Se destaca pela riqueza de seu interior, que possui imagens, telas, alfaias, sacrário de prata e revestimento de azulejos historiados. Do interior de suas torres piramidais, também revestidas de azulejo, é possível apreciar a vista de quase toda a cidade de Cachoeira e parte de São Félix.

Igreja Nossa Senhora da Ajuda

O edifício que abriga a Igreja Nossa Senhora da Ajuda foi construído em 1687.

Imperial Ponte D. Pedro II 

Inaugurada em 7 de julho de 1885, a Imperial Ponte D. Pedro II foi construída sobre o Rio Paraguaçu, ligando as cidades de Cachoeira e São Felix, que situam-se nas suas margens. 

Museu Regional da Cachoeira e Sede do IPHAN

Situado na Praça da Aclamação, o Museu Regional da Cachoeira e Sede do IPHAN . O sobrado foi uma das mais ricas e importantes residências baianas e pertenceu a diversas famílias de Cachoeira até ser doado ao IPHAN, em 1953. 


O rio Paraguaçu é um curso de água que banha o estado da Bahia, no Brasil. É o maior rio genuinamente baiano. 

Fundação: 1531 (493 anos)
Emancipação: 13 de março de 1837 (187 anos)
População total (2024): 30.550 hab.
Densidade: 77,3 hab./km²
Clima: tropical úmido a seco subúmido
Fonte: Wikipedia - IA

Postagens Relacionadas