Cidade de Cabaceiras do Paraguaçu

Cabaceiras do Paraguaçu é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2018 é de 18.512 habitantes. Cabaceiras do Paraguaçu foi distrito de Muritiba até 13 de junho de 1989, quando se emancipou através da Lei Estadual nº 5.010. Foi em Cabaceiras do Paraguaçu que nasceu, e viveu alguns anos, o grande poeta dos escravos, Castro Alves Fazenda Cabaceiras, o qual é homenageado todo 14 de março na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu.

Turismo

A travessia de balsa entre os municípios de Cabaceiras do Paraguaçu e Santo Estêvão tornou-se essencial para a população. Localizadas no Recôncavo Baiano e cortadas pelas águas do Rio Paraguaçu, a balsa é o único meio de transporte para que os feirantes vendam seus produtos e para que as pessoas se desloquem rapidamente entre os municípios.

O percurso, com aproximadamente 1 km de extensão, dura cerca de oito minutos e funciona de segunda a domingo, das 6h às 19h. A balsa comporta pessoas e até dez veículos, incluindo carros, motos e caminhões.

Pórtico com mensagem de boas vindas a Cabaceiras do Paraguaçu

Os municípios de Cabaceiras do Paraguaçu e Santo Estevão cortados pelo Rio Paraguaçu estão localizados às margens do lago da Barragem de Pedra do Cavalo – principal sistema de fornecimento de água para as cidades de Salvador e Região Metropolitana – e interligados através de travessia fluvial.

Atracação da balsa para desembarque de veículos no lado de Cabaceiras do Paraguaçu

Parque Castro Alves


Fundação: 13 de junho de 1989 (35 anos)
População total (IBGE/2010[3]): 17.327 hab.
Densidade: 81,1 hab./km²
Clima: subúmido a seco (Am)
Fonte: Wikipedia

Postagens Relacionadas