Cidade de Caatiba
Caatiba é um município do estado da Bahia, no Brasil. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 6.232 habitantes.
- A história de Caatiba, na Bahia, está relacionada com o seu nome, que vem da língua tupi e significa "ajuntamento de mata":
- O nome Caatiba vem dos termos ka'a ("mata") e tyba ("ajuntamento").
- O topônimo deriva da existência de matas fechadas no território.
- Caatiba era anteriormente conhecido como "Riachão".
- Até 1961, Caatiba pertencia ao município de Vitória da Conquista.
- Em 1962, ocorreu a primeira eleição e Iris Geraldo Silveira foi eleito prefeito, iniciando seu mandato em 1963.
- No Censo de 2022, a população de Caatiba era de 6.205 pessoas, o que representa uma queda de -32,93% em comparação com o Censo de 2010.
Pela história Caatiba originalmente foi habitado pelos índios Imborés e Mongoiós e pataxós, e já presença de outras Etnias em Caatiba e região, se deram depois, após a migração de índios vindos de outros locais circunvizinhos como Itambé, Itapetinga, Rio de Contas, Pedra Branca e Jequié, sendo eles Sapuyá Kiriris, Bahenã, Guerens e também Tupinambás, os relacionamentos afetivos preservaram de certa forma a garantia de sobrevivência de muitos desses povos originários.
Caatiba constitui-se atualmente apenas do distrito-sede. Por alguns anos o distrito de São José do Colônia pertenceu a Caatiba, depois voltando a pertencer ao município de Itambé. O distrito de Icaraí do Ranulfo pertencia a Caatiba, sendo atualmente pertencente ao município de Nova Canaã. Criado legalmente em 13 de maio de 1982 através da lei sugerida pelo deputado Naomar Alcântara, o distrito de Icaraí do Ranulfo surgiu de uma pequena propriedade de Manoel Antônio dos Santos, que a vendeu em 1938 para Ranulfo Requião. Este muito contribuiu para o desenvolvimento da região de Icaraí.
Pela Lei nº 12.565, de 10 de janeiro de 2012 o distrito de Icaraí passou a pertencer a Nova Canaã.
O território de Caatiba pertencia à cidade de Vitória da Conquista, sendo criado o distrito de Matas de São Paulo em 7 de outubro de 1937. Depois, pelo Decreto Estadual nº 141, de 31 de dezembro de 1943, passou a se chamar Caatiba. Foi desmembrado do município de Vitória da Conquista pela Lei nº 1.401, de 1º de Abril de 1961.
Divisões
Pertence a este município as seguintes comunidades: Rio de Areia, Serra Pelada, e outras que são como povoados próximos a área urbana da cidade Caatiba, nestes povoados existem fazendas, escolas, unidades básicas de saúde (UBS), cachoeiras, rios, montanhas e muita floresta.
![]() |
Praça Clériston de Andrade, 2008. |
Turismo
Seu tirismo é vivenciado pelas fazendas, cachoeiras, rios, montanhas e muita floresta.
![]() |
Cachoeiras |
![]() |
Fazendas |
0 Comentários