Cidade de Brumado
Brumado (pronuncia-se [bɾumˈadu] (escutarⓘ) é um município brasileiro no interior do estado da Bahia, região Nordeste do País, no Centro-Sul do estado, correspondente a 540 quilômetros da capital estadual, Salvador.[13] Sua área territorial é de 2 207,612 quilômetros quadrados, com área urbana equivalente a 2, 174 quilômetros quadrados, a uma altitude de 454 metros.[14] O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é 0,656 (médio). Sua população, de acordo com a estimativa de 2024, realizada pelo IBGE, somou 74 095 habitantes, o que a torna a 29ª maior cidade da Bahia em número de habitantes.
História
Origens e povoamento
Etimologia
A origem do nome brumado ou o seu étimo é atribuída à palavra "bromo"; palavra essa que, à época do garimpo no rio Brumado, era empregada pelos mineiros e bandeirantes para distinguir perda ou engano, mistificação ou desaparecimento do ouro na lavra ou córrego que se supunha rico desse minério.[26][27][28] Segundo Teodoro Fernandes Sampaio, o nome tem origem numa expressão tupi: Itimbopira (Y – timbó – pyra), que significa enevoado, coberto de bruma. O topônimo "Brumado", de acordo com José Dias Ribeiro da Silva, um antigo padre da região, origina-se da serra Geral e da Chapada Diamantina, que ao norte, ao amanhecer, desce das serras brumas cobrindo a cidade.
![]() |
vista parcial de bruamdo |
Povoamento
No século XVIII, o capitão Francisco de Souza Meira já se encontrava nas terras de Bom Jesus, área onde hoje é a sede do município de Brumado.
![]() |
O Sobrado do Brejo (pintura de Alessandro Silva) era um casarão do século XIX. Localizava-se na serra das Éguas em Brumado. Foi residência dos senhores coronéis (os senhores do Sobrado do Brejo). Hoje, pertence à empresa RHI Magnesita |
VEJA TAMBÉM
Emancipação
No princípio, a área do atual município de Brumado estava subordinada à vila Nova de Nossa Senhora do Livramento de Minas do Rio de Contas. Em 1810, quando Caetité se emancipou politicamente de Rio de Contas, essa mesma área integrava à então vila Nova do Príncipe e Santana do Caetité. Em 19 de junho de 1869, foi criado formalmente o distrito de Bom Jesus dos Meiras, pelo decreto-lei provincial n° 1 091, subordinando-o a Caetité. A emancipação política se deu em 11 de junho de 1877, com a criação da lei provincial n° 1 756, sendo elevado à vila denominada vila de Bom Jesus dos Meiras. Em 1919, em harmonia com a lei municipal nº 9, de 19 de agosto do mesmo ano, foi estabelecido o distrito de Gameleira dos Machados (mais tarde denominado São Pedro, depois Aracatu), que foi anexado a Bom Jesus dos Meiras.
![]() |
Paróquia Bom Jesus (Brumado) |
Economia
O comércio é uma das principais fontes de renda. A cidade conta com nove agências bancárias: Itaú, Bradesco, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Santander, Banco de Brasília e Banco do Povo. A partir da descoberta das minas de magnesita e talco, a cidade começou a se desenvolver, e com isso o comércio se fortaleceu. Em 2018, o PIB per capita era de R$ 26 374,82.
![]() |
Estação de trem da RFFSA, no Centro |
Geografia
De acordo com a divisão do IBGE, vigente desde 2017,[60] o município pertence às regiões geográfica intermediária de Vitória da Conquista e geográfica Imediata de Brumado. Até então, com a vigência das divisões em microrregiões e mesorregiões, o município fazia parte da microrregião de Brumado, que por sua vez estava incluída na mesorregião do Centro-Sul Baiano.
Brumado se localiza na região Centro-Sul (ou Sudoeste) da Bahia, na região geograficamente conhecida como Polígono das Secas, na serra Geral, sob as coordenadas: 14° 12' 13", latitude sul; 41° 39' 55" longitude oeste, a 454 m de altitude e está a 654 quilômetros a sudoeste de Salvador. A área urbana tem extensão de 2,174 quilômetros quadrados. Não há informações se existe um ponto mais alto do que o pico da serra das Éguas, considera-se este como sendo o mais alto do município, com 1 100 metros. O município faz limites com Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio, a norte; Rio de Contas, Ituaçu e Tanhaçu, a nordeste; Aracatu, a leste; Rio do Antônio e Lagoa Real, a oeste; Malhada de Pedras a sudoeste e Caraíbas, a sul. A taxa de urbanização é de 69,86%, densidade demográfica de 31,94 habitantes por quilômetros quadrados.
Hidrografia
![]() |
Barragem de Cristalândia |
O município de Brumado está inserido na bacia do rio de Contas e na microbacia do rio do Antônio, que abrange ainda os municípios de Caculé, Rio do Antônio (incluindo os distritos de Umbaúba e Ibitira), Licínio de Almeida, Guajeru e Malhada de Pedras. As principais drenagens da bacia do rio de Contas são: rio Brumado, rio São João, riacho Santa Maria, rio do Antônio e rio Gavião; os principais afluentes do rio do Antônio são: rio do Paiol, rio do Salto e o riacho do Quirino. A microbacia do rio do Antônio tem uma área de 6 540 quilômetros quadrados. Dois dos maiores afluentes nascem em localidades muito distintas: o rio Brumado, afluente do Contas, nasce na serra das Almas, e o rio do Antônio na serra Geral, no município de Licínio de Almeida. No rio de Contas está inserida a barragem de Cristalândia que abastece a cidade, e no rio do Antônio, a barragem do rio do Antônio que abasteceu a população urbana até 2010.
![]() |
Rio do Antônio, trecho Brumado |
Subdivisões
O município se subdivide em quatro distritos: Ubiraçaba, Itaquaraí, Cristalândia e Umburanas. A zona urbana possui mais de 30 bairros, como Apertado Morro I e II, Centro, Cidade das Esmeraldas, Feliciano Pereira Santos, Jardim de Alá, Malhada Branca, Santa Tereza, São Félix, São José, São Sebastião, Tanque do Abaeté, Baraúnas, Dr. Juracy, Esconso, Flores, Ginásio Industrial, Centenário, Jardim Brasil, Maria José Viana, Mercado, Nobre, Norberto Marinho, Novo Brumado, Olhos d'Água, Parque Alvorada, Rodoviário, Vila Presidente Vargas, Brisas I, II, III e IV e São Jorge, entre outros.
![]() |
Vista panorâmica da cidade, destacando os bairros Centro, Flores, Mercado, Jardim Brasil. Ao fundo, serras das Éguas. |
Cultura e lazer
![]() |
Lira Ceciliana Brumadense |
A própria prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura, é a entidade responsável por elaborar, organizar e, algumas vezes, custear (em parte ou integralmente) eventos tradicionais do município, como as festas juninas, carnaval e outros eventos em geral. A cultura brumadense é diversificada e está intimamente ligada às raízes sertanejas, como São João, São Pedro e Folia de Reis. Outras entidades privadas com fins lucrativos ou não, também contribuem para a cultura musical e/ou literária da cidade, como por exemplo, a Lira Ceciliana Brumadense e a Academia de Letras e Artes de Brumado.
![]() |
Unidade dos Cinemas Premier, na Av. Otávio Mangabeira |
Lazer, turismo e eventos

![]() |
Praça Coronel Zeca Leite. |
A cidade tem certo potencial turístico desenvolvido pela realização de festas tradicionais, como São João e São Pedro. Possui uma rede hoteleira estruturada. Além desses atrativos, quem visita a cidade pode fazer passeios pela serra das Éguas, ao obter autorização das mineradoras que lá estão. Embora a cidade não tenha tradição turística, uma pesquisa realizada em 2016 pela Expedia Brasil, empresa especializada em turismo e viagens, constatou que Brumado é uma das 40 cidades pequenas, no Brasil, que merece ser visitada, devido ao potencial turístico pouco explorado, com destaque para o distrito de Cristalândia.
Modelos de Sites Para Prefeituras - Jornalísticos - TV e Radio Web - Lojas Virtuais
A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil
Fundação: 1877
Emancipação: 11 de junho de 1877 (147 anos)
População total (2024): 74 095 hab.
Densidade: 33,6 hab./km²
Clima: semiárido (BSH)[5]
Mesorregião: Centro-Sul Baiano
Microrregião: Livramento do Brumado
Microrregião: Brumado
Fonte: wikipedia - IA
0 Comentários