Cidade de Andaraí
Andaraí é um município do estado da Bahia, no Brasil. Sua população, conforme o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 13 080 habitantes.
A região de Andaraí teve como primeiros habitantes os indígenas cariris, cuja presença pode ser atestada pelas pinturas rupestres no município. Ao longo do período colonial, a eles se juntaram escravos fugitivos, que fundaram quilombos na região, como os de Orobó, Tupins e Andaraí, registrados pelo fazendeiro local Rodrigo de Souza Coutinho em 1796.
 |
Praça Aureliano Gondim (2022) |
Geografia
Andaraí está localizada na Chapada Diamantina, a 414 km de Salvador, e sua sede municipal está a uma altitude de 440 m. Faz divisa com os municípios de Mucugê, Lençóis, Lajedinho, Ibiquera, Itaetê, Ibicoara e Nova Redenção.
Subdivisão
Distritos: Lista: Andaraí (sede), Igatu, Ubiraitá e Nova Redenção
Turismo
Na região central do Parque Nacional da Chapada Diamantina situa-se Andaraí, banhada pelo rio Paraguaçu e a 430 km de Salvador. O município oferece acesso a vários atrativos naturais da região, como o Poço Encantado, o Poço Azul, o pantanal Marimbus e a Gruta da Paixão. Já na cidade, destaca-se a arquitetura, com prédios construídos no século 18 principalmente no centro.
No pantanal do Marimbus uma programação interessante é navegar pelas águas tranquilas e escuras do Rio Marimbus. O trajeto dura cerca de 1h40 percorrendo os caminhos do rio por entre matas nativas e vegetação. Na sequência, uma pequena trilha dá acesso às piscinas do Rio Roncador.
A Gruta da Paixão é a mais antiga da Chapada e possui 7 km de extensão. Já não há mais água corrente na superfície, mas é imperdível o passeio que permite descobrir belas formações de estalagmite e estalactite de cristal. As piscinas do Rio Coisa Boa, a Cachoeira do Ramalho, a Lapa do Bode, as cachoeiras do Rio Garapa, os poços da Donana e da Paraíba são outros pontos turísticos de Andaraí, além das famosas praias do Paraguaçu.
A região tem também como grande atrativo turístico o distrito de Igatu, que nos tempos áureos do garimpo era conhecido como a antiga vila Xique Xique de Igatu. As ruínas das casas de pedra do distrito integram um Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico tombado pelo Iphan. O acervo de Igatu inclui a Galeria Arte e Memória, verdadeiro museu a céu aberto que abriga utensílios do garimpo e exposições temporárias de artistas. O distrito tem ainda seis cachoeiras ao redor.
População total (Censo de 2022): 13.080 hab.
Densidade: 8,2 hab./km²
Clima: Clima tropical com estação seca (As)
Fundação: 19 de maio de 1891 (133 anos)
0 Comentários