Cidade de Alagoinhas


Alagoinhas é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado no Agreste deste estado. Limita-se ao norte com o município de Inhambupe, ao sul com o município de Catu, a leste com o município de Araçás, a oeste com o município de Aramari, a nordeste com o município de Entre Rios e a sudoeste com o município de Teodoro Sampaio. O município é cortado pela BR-101, que atravessa o Estado da Bahia desde o Espírito Santo, e segue em direção ao Estado de Sergipe.


Seu nome se deve aos rios Sauípe, Catu, Subaúma e Quiricó e às pequenas lagoas e córregos existentes na região. E assim sua água é considerada de excelente qualidade e pode ser considerada a segunda melhor do mundo[carece de fontes], sendo uma de suas maiores riquezas, e que faz parte do aquífero que vai desde Dias d'Ávila a Tucano e atrai diversas indústrias do polo cervejeiro.


 
Siga a coluna no Facebook e no Instagram para não perder nada.
PREVISÃO DO TEMPO

História

O povoamento de Alagoinhas foi iniciado no final do século XVIII, quando um padre português, cuja identidade não foi guardada pela História, fundou uma capela no município, em louvor a Santo Antônio, em torno da qual forma-se o povoado de Santo Antônio das Alagoinhas, cujo nome se deve às muitas lagoas pequenas existentes na região.

É criada, por Alvará datado de 7 de novembro de 1816, a Freguesia de Santo Antônio das Alagoinhas, subordinada à Vila de Inhambupe.

Prefeitura de Alagoinhas

Esporte

O Atlético de Alagoinhas é conhecido como Carcará, devido ao seu mascote, o pássaro do mesmo nome. O time já participou de vários campeonatos, como o Campeonato Baiano, a Copa Governador do Estado da Bahia, a Série B do Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste.

Algumas das campanhas de destaque do Atlético de Alagoinhas são:

  • 2º lugar no Campeonato Baiano em 1973 e 2020
  • 2º lugar na Copa Governador do Estado da Bahia em 2010 e 2011
  • 2º lugar no Campeonato Baiano - 2ª Divisão em 1993 e 1998
  • Título da Série B do Campeonato Baiano em 2018
  • 2 Títulos do Campeonato Baiano 2021 e 2022

O Atlético de Alagoinhas também participou de várias edições da Copa do Brasil, da Copa do Nordeste e da Série B e Série C do Campeonato Brasileiro.

A Associação Desportiva Catuense (atual: Catuense Futebol S/A) é uma agremiação da cidade de Alagoinhas (BA).O ‘Catuca’ foi Fundado no dia 1º de Janeiro de 1974, por Antônio Pena, Dagmar Gomes da Silva, Raimundo Stélio, Gerson Santos, José Joaquim, Edmilton Galisa, José Luiz, Ademir Brito, Jucundino Freire e Eliseu Costa.

Liderados por Antonio Pena, ex-prefeito de Catu, em 1974 um grupo de empresários e funcionários da antiga empresa Catuense Transportes Rodoviários decidem fundar um clube de futebol, a Associação Desportiva Catuense, que antes disso já havia sido chamado de Catu Atlético Clube, sem imaginar eles, que esse time conseguiria se formar uma das maiores forças do futebol baiano. Hje a Catuense pertence a cidade de Catu.

Carneirão

O estádio de futebol da cidade de Alagoinhas, é o Estádio Municipal Antônio de Figueiredo Carneiro, popularmente conhecido como Carneirão. O Carneirão foi inaugurado em 1971 e tem capacidade para 16 mil espectadores. O estádio atende ao Alagoinhas Atlético Clube.


Geografia

O município está localizado no leste da Bahia, no Agreste deste estado, com uma área de 734 quilômetros quadrados. Está situado nas unidades geomórficas dos Tabuleiros do Recôncavo e dos Tabuleiros Interioranos. De clima quente e semi-úmido, possui vegetação de floresta estacional semidecidual e de parque sem floresta de galeria.[ca

Economia

Alagoinhas se destaca na produção agrícola de limão (maior produtor baiano), abacate, laranja (3º maior produtor baiano), de batata doce (10º maior produtor baiano) e de amendoim (11º maior produtor baiano)

Polo de Bebidas

O município possui 669 indústrias, ocupando o 13º lugar na posição geral do estado da Bahia, e 3.711 estabelecimentos comerciais, 14ª posição dentre os municípios baianos.


Modelos de Sites Para Prefeituras - Jornalísticos - TV e Radio Web - Lojas Virtuais


A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil

Subdivisões

Hospital das Clínicas de Alagoinhas, no centro da cidade.

Distritos:  Alagoinhas (sede), Boa União, Riacho da Guia,

Bairros: Alagoinhas Velha, Barreiro, Catu, Centro, Dois de Julho, Jardim Petrolar, ,Juracy Magalhães, Kennedy, Mangalô, Santa Isabel, Santa Terezinha, Silva Jardim, Terezópolis.

Localidades: Borges, Buracica, Buri, Calu, Camboatã de Fora, Cangula, Conceição de Baixo, Conceição de Cima, Cruzeiro dos montes, Encantado, Estevão, Fazenda Gameleira, Fazenda Guabiraba, km 18, km 19, Limoeiro, Macaquinho, Mangueiras,  Milagres, Narandiba, Outeiro, Papagaio, Pedra de Baixo, Pedra de Cima, Ponto do Beiju, Portão, Quinzambu, Riacho do Mel, Rio Branco, Sauípe, Sucupira I, Sucupira II, Tombador, Tucum.

Fundação:
População total (2024): 160.662 hab.
Fundação:  15 de outubro de 1816 (208 anos)
Emancipação: 2 de julho de 1853 (171 anos)
Densidade :227 hab./km²
Clima: Tropical úmido (Af)
Mesorregião:  Alagoinhas
Mesorregião: Nordeste Baiano
Microrregião: Alagoinhas
Sítio oficial: alagoinhas.ba.gov.br (Prefeitura)
Fonte: wikipedia - PMA

Postagens Relacionadas