Cidade de Acajutiba


Acajutiba é um município brasileiro no interior e leste do estado da Bahia. O nome "Acajutiba" tem origem na língua tupi antiga e significa "ajuntamento de cajueiros", por meio da composição entre os termos akaîu, "cajueiro", e tyba, "ajuntamento".[6]

O município de Acajutiba tem formação datada de 1905 quando surgiram os primeiros trilhos da Viação Férrea Federal Leste Brasileira, ligando o povoado à capital do Estado, acontecimento que marcou época, trazendo consigo expressivo surto de progresso, principalmente para o comércio local.


Com isso, nos arredores próximos à estação surgiu uma pequena feira localizada embaixo de um pé de caju. Essa feira serviu como ponto de encontro entre viajantes e garimpeiros que vinham em busca de comercializar, animais e produtos das suas plantações.

Igreja-Matriz-acajutiba

Em 1912, já o lugar contava com mais de 25 casas e casebres. Em 1918, pela Lei Estadual nº 1.236 de 14 de maio de 1918, assinada pelo então Governador Severino dos Santos Vieira, antigo político de Conde, o lugar deixou de ser povoação e foi elevada à categoria de Vila. A vila tomou o nome emprestado do velho pé de caju sob o qual se deu as primeiras feiras, portanto Vila do cajueiro, município de Conde.

Fotografia antiga da Estação enquanto ela funcionava como estação ferroviária da Viação Ferroviária do Leste Brasileiro.

Inicialmente chamado de Ramal de Timbó, a linha que ligaria a estação de São Francisco, em Alagoinhas, a Sergipe foi aberta em 1887 até a localidade de Timbó, atual Esplanada. Dali para frente foi sendo prolongada aos poucos a partir de 1908, atingindo Aracaju em 1913, Cedro em 1915 e Propriá somente em 1956, às margens do rio São Francisco. Para se ligar com a linha vinda do Recife naquele ponto, então, somente nos anos 1970, quando a ponte sobre o rio foi construída permitindo a interligação ferroviária direta com o Nordeste.

Antiga Estação Ferroviária de Acajutiba que hoje funciona como sede de algumas repartições públicas vinculadas à administração municipal. Foto de 2017.

O prédio da estação atual foi construído quase que nos anos 1940 e mantém o mesmo estilo da maioria das estações da Viação Férrea Federal Leste Brasileira – VFFLB construídos nessa época por toda as suas linhas. A estação está de pé, muito bem conservada, pelo menos externamente, atualmente funcionando como Secretaria de Assistência Social e Trabalho.

Praça Aquinoel Borges

Subdivisão
Distritos: Caruara, Canatubiá, Cumbe, Pajeú, Benedito, Tijuco, Pau de Candeia, Valentim, Cabeça da Pedra, Marambaia, Saco do Rocha, Limoeiro e Lagoeta.

População total (Censo de 2022): 13.795 hab.
Densidade: 76 hab./km²
Clima: tropical
Fundação: 28 de novembro de 1952 (71 anos)
Mesorregião: Nordeste Baiana
Microrregião: Alagoinhas.
Fonte: wikipedia - PMA 

Postagens Relacionadas