Cidade de Acajutiba
Acajutiba é um município brasileiro no interior e leste do estado da Bahia. O nome "Acajutiba" tem origem na língua tupi antiga e significa "ajuntamento de cajueiros", por meio da composição entre os termos akaîu, "cajueiro", e tyba, "ajuntamento".[6]
O município de Acajutiba tem formação datada de 1905 quando surgiram os primeiros trilhos da Viação Férrea Federal Leste Brasileira, ligando o povoado à capital do Estado, acontecimento que marcou época, trazendo consigo expressivo surto de progresso, principalmente para o comércio local.
Com isso, nos arredores próximos à estação surgiu uma pequena feira localizada embaixo de um pé de caju. Essa feira serviu como ponto de encontro entre viajantes e garimpeiros que vinham em busca de comercializar, animais e produtos das suas plantações.
![]() |
Igreja-Matriz-acajutiba |
Em 1912, já o lugar contava com mais de 25 casas e casebres. Em 1918, pela Lei Estadual nº 1.236 de 14 de maio de 1918, assinada pelo então Governador Severino dos Santos Vieira, antigo político de Conde, o lugar deixou de ser povoação e foi elevada à categoria de Vila. A vila tomou o nome emprestado do velho pé de caju sob o qual se deu as primeiras feiras, portanto Vila do cajueiro, município de Conde.
![]() |
Fotografia antiga da Estação enquanto ela funcionava como estação ferroviária da Viação Ferroviária do Leste Brasileiro. |
![]() |
Antiga Estação Ferroviária de Acajutiba que hoje funciona como sede de algumas repartições públicas vinculadas à administração municipal. Foto de 2017. |
O prédio da estação atual foi construído quase que nos anos 1940 e mantém o mesmo estilo da maioria das estações da Viação Férrea Federal Leste Brasileira – VFFLB construídos nessa época por toda as suas linhas. A estação está de pé, muito bem conservada, pelo menos externamente, atualmente funcionando como Secretaria de Assistência Social e Trabalho.
![]() |
Praça Aquinoel Borges |
Subdivisão
Distritos: Caruara, Canatubiá, Cumbe, Pajeú, Benedito, Tijuco, Pau de Candeia, Valentim, Cabeça da Pedra, Marambaia, Saco do Rocha, Limoeiro e Lagoeta.
População total (Censo de 2022): 13.795 hab.
Densidade: 76 hab./km²
Clima: tropical
Fundação: 28 de novembro de 1952 (71 anos)
Mesorregião: Nordeste Baiana
Microrregião: Alagoinhas.
0 Comentários